sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Brasil urbano demasiado urbano

Aliás, não só o Brasil, em 2008 a espécie humana estabeleceu um marco histórico, passou a contar com mais humanos vivendo nos ambientes urbanos do que no ambiente rural. O Brasil desde 1970 (56% da população nas cidades) e não paramos mais. Projeções indicam que até 2050, 70% da população mundial deverá viver nas cidades. Embora os centros urbanos ofereçam maiores oportunidades de trabalho e renda, existe uma grande preocupação acerca do preparo das cidades para abrigar todo esse contingente de pessoas. Principalmente porque muitos desses aglomerados urbanos concentram vários e graves problemas, como a pobreza, criminalidade, falta de saneamento básico, favelas. Sem um planejamento para lidar com esse crescimento urbano, a situação pode se agravar ainda mais, acentuando a exclusão social e a desigualdade.Até a década de 50 as maiores aglomerações urbanas do mundo ficavam concentradas nos paises desenvolvidos, como Nova York, Londres, Tóquio, Paris. Hoje em dia elas estão cada vez mais localizadas em paises em desenvolvimento da América Latina e da Ásia; Veja a relação das cidades mais populosas do mundo em 2007;(da maior para a menor em população) Tóquio, Nova York, Cidade do México, Mumbaí, São Paulo, Nova Delhi, Xangai, Calcutá, Daca e Buenos Aires. Em 2015 (projeção); Tóquio, Mumbaí, Cidade do México, São Paulo, Nova York, Nova Delhi, Xangaí, Calcutá, Daca e Jacarta.Amanhã vamos escrever sobre migrações de retorno, tema da aula dessa semana. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

2 comentários:

Diogo Gosch disse...

Mas apesar de tudo isso, será que a tendência não seria de o êxodo rural, após a queda de ritmo, começar a diminuir, devido a opção de muitas pessoas hoje de se mudar para regiões interioraneas, já que muitos fazem tal opção buscando uma vida mais pacata.

Prof. Vilmar Pauka disse...

Diogo, se hover emprego nessas cidades interioranas, sobretudo no setor terciário isso vai realmente ocorrer, principalmente para os mais qualificados, alia o útil(trabalho) ao agradável (melhor qualidade de vida)Ocorre que ainda, infelizmente as pequenas cidades não são dotadas de uma boa infraestrutura;hospitais, universidades, lazer,supermercados e serviços públicos.Valeu a contribuição. Um abraço Prof. Vilmar.