segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bens Públicos Globais

Neste feriado li um artigo escrito por Inge Kaul, economista e socióloga, foi diretora do PNUD entre 1995 e 2005 e atualmente é professora adjunta da Hertie School of Governance, Berlim, Alemanha. O título do artigo; Bens Públicos Globais; um conceito revolucionário. Eis um trecho; Os bens públicos globais são uma proposição de restringir os direitos de propriedade, o direito privado, sobre bens de utilidade e interesse público. A água, a terra, o ar, as sementes,segundo Vandana Shiva, são bens públicos globais. Eles se confrontam com a propriedade privada e o controle do capital quando este quer transformar estes bens em mercadorias. É necessário repensar o equilibrio entre 0 "privado" e o "público", entre as atividades dos atores "privados" em âmbito global (Estado, grandes empresas, ONGS e individuos) e o domínio público mundial. Medidas corretivas, a exemplo da redução do uso de clorofluorcarbono e de energias não renováveis, devem ser agora aplicadas em toda parte, no plano nacional, a estratégia é socorrer o elo mais fraco. Estudos sistemáticos do conceito e análise dos efeitos dos bens públicos na vida cotidiana das pessoas...As pessoas devem perceber que o bem estar depende dos bens públicos globais e da cooperação internacional...Essas noções poderão desempenhar um papel decisivo para transformar a gestão da globalização, inspirada numa visão utópica da nova sociedade.Muito bom. Paz e Bem! Prof. Vilmar

3 comentários:

Lays disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lays disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lays disse...

Seu blog ,com seus textos de opinião, me encorajaram a começar o blog que venho me prometendo faz tempo. Não tenho nenhuma habilidade com blog, e tenho alguns receios do que escrever, porém criei coragem e escrevi o primeiro post. O post ficou bem simples.
Acho que o segredo é ir escrevendo freqüentemente para pegar o jeito. Espero que os estudos continuem me dando tempo para aprimorar novo espacinho na internet.
O blog, “café das nove”, é sobre assuntos variados, com a minha opinião inclusa. Espero que tenha começado do jeito certo. Se puder dar uma olhadinha la e dar a sua opinião ficarei grata.
http://cafedas9.blogspot.com/
Beijos de sua aluna Lays