terça-feira, 19 de abril de 2011

Revendo conhecimentos.

A ocupação do território brasileiro pelos portugueses foi marcada por uma sucessão de iniciativas, cujo fundamento estava ligado a economia e a ocupação humana, isso entre o Tratado de Tordesilha e o Tratado de Madri (1494 e 1750);
No litoral norte, foz do rio Amazonas, os portugueses combateram, os ingleses, franceses e holandeses e seus aliados indigenas; a atividade era relacionada com as drogas do sertão; pimenta nativa, cacau, algodão nativo, pau brasil, baunilha, guaraná e ervas aromáticas e medicinais e castanhas. Lembre-se que a borracha só ganhou importância no final do século XIX, com o advento do automóvel- ciclo da borracha (1870 a 1914) depois um novo surto na 2a. guerra mundial, os seringais no sudeste asiático tinham sido dominados pelos japoneses.A borracha é que permitiu a compra do Estado do Acre da Bolivia no inicio do século XX.
A pecuária no sertão nordestino e nos campos do sul, efetiva expansão sobre o território nacional e permitiu o tropeirismo e a conquista do sul, que sempre esteve sobre a ameaça de colonos e do governo espanhol- Portugal em 1680 cria a Colônia de sacramento no Estuário do Prata, tinha por objetivo; controlar a carne, o couro, a a descida das riquezas espanholas-ouro e prata do Paraguai, Peru e Bolivia, além de marcar presença no extremo sul- o pampa.
A mineração, sobretudo no século VIII- era iniciativa oficial e de particulares ocupando minas e milhares de faiscadores, forte presença de mestiços, indios e negros alforriados ou não.
Sertanismo; através das entradas e bandeiras, de iniciativa dos fazendeiros em busca de negros fugidios e que se localizavam nos quilombolas e indios fugitivos ou não, sempre em busca de mão de obra.
Missões religiosas, catequização, alfabetização e mão de obra, ocuparam inúmeras áreas do interior. Assim deu-se a efetiva ocupação do território brasileiro, sem grandes interações essas iniciativas descritas acima não estavam integradas o que veio a dificultar o processo econômico integrado, que iria acontecer após 1930 com a chegad de Getulio Vargas ao poder.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: