sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sem ingerência externa.

A imprensa nesta semana noticiou que a OEA, solicitou ao governo brasileiro que suspendesse a construção da Usina Belo Monte, este polêmico projeto hidroelétrico que será construido no curso inferior do rio Xingú, no Estado do Pará e que após vários debates, idas e vindas, o IBAMA concedeu a autorização para a sua construção. Discute-se a obra, seus impactos ambientais, sócio-econômico etc. Mas, é uma discussão nacional, ou seja de brasileiros com brasileiros, sem a interferência de orgãos ou instituições estrangeiras mesmo em se tratando de organismo ao qual o Brasil é afiliado.Trata-se de uma questão de soberania; o forum para discussões está na democracia brasileira, ou seja na sociedade, nas ogns, as Universidades, nos Sindicatos e no Congresso Nacional, portanto é uma questão interna.Alguém dúvida do Brasil potência em energia alternativa renovável neste século? Quem está incomodado como essa realidade?Se houver um decisão ela deverá nascer dos anseios populares. O que você acha? Opine. Paz e Bem! Prof. Vilmar. PS; Não posso deixar de demonstrar a minha indignação, nossas escolas e nossos alunos vítimas de insanidade. É lamentável.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sophia Bellatri disse...

A possível construção desta usina vem criando muitas discussões especialmente pelo local escolhido. Creio que a decisão deve vir de um consenso dos moradores locais, Ibama e governo, mas sem qualquer tipo de intervenção externa. Nesse aspecto a soberania do Estado deve prevalecer sem sombra de dúvida.
A criação de uma usina hidreletrica implica em enormes consequências relacionadas à natureza e isso precisa ser muito bem avaliado antes de atitudes definitivas. Ainda que haja diversos pontos negativos em uma ação como tal, acho preferível à instalação de usinas nucleares. Nós, brasileiros, não necessitamos desse recurso quando possuímos lugares tão propícios para geração de energia eólica e solar.
É isso,
paz e bem!