sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2012; os fatos do mundo

Se em 2011, o planeta foi surpreendido com as Revoluções Árabes, as Redes Sociais a serviço da sociedade e das mudanças, agregando pessoas em torno de idéias e mobilizações, o Tsunami no Japão e a saga de um povo para a reconstrução rápida e a crise econômica na Europa, quem diria?O que esperamos de 2012?
Desaceleração da economia global; um PIB global menor; contração na economia européia; desaceleração nos EUA e um crescimento menor nos paises do BRICS;Na Coréia do Norte, uma nova geração de comunistas no poder; incertezas pairam no ar; será uma preocupação para sul coreanos, japoneses, chineses e norte-americanos; o Programa Nuclear do Irã e as reações das potências mundiais, internamente o Irã enfrenta divergências entre os seguidores da linha dura- radicais xiitas e os Aiatolás e o governo, que é mais flexivel nas questões nucleares. Fica a dúvida haverá em bargo ao petróleo iraniano?Como vão reagir a China e a Russia que defendem interesses econômicos no país persa?
Será que o Irã e a Coréia do Norte já estão produzindo misseis e armamentos de destruição em massa e que possam ameaçar a existência do planeta?Quem acredita?
Poderemos ter uma nova guerra no Oriente Médio, após a saída dos EUA do Iraque?Xiitas e Sunitas, além dos curdos iranianos conseguem, juntos reconstruir o País da Mesopotâmia?
Para finalizar uma utopia; a fome tem os seus dias contados na Somália. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
Uma sugestão de leitura de férias; estou lendo um biografia interessante sobre Francisco de Assis, a autora é Chiara Frugoni e a Editora Companhia das Letras. Eu recomendo.

Nenhum comentário: