domingo, 8 de janeiro de 2012

Desafios Latino-americanos a saber.

Nos últimos anos, mais precisamente nos últimos 30 anos, a América Latina, do rio Grande, na fronteira do México com os EUA até a Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina e Chile, acumulamos; Um excesso de mão de obra sem qualificação; produção concentrada em poucos setores; moedas fracas; inserção desiquilibrada no comercio internacional; dependência de produtos agrícolas, pecuária e mineração nas exportações; desiquilibrios nas contas externas; estrutura institucional frágil. Embora tenha ocorrido alguns avanços no Brasil em em outros paises, ainda a muito a ser feito.
Só para lembrar, no caso brasileiro; alguns abismos; em 2009 a mortalidade infantil no Brasil era de 22,5 para cada mil nascidos vivos, mesmo indice contabilizado pela Alemanha em 1970. A Islândia, primeiro no ranking, contabiliza um indice de 1,8 para cada mil nascidos vivos. Quanto a expectativa de vida ao nascer do brasileiro é de 72,6 anos. No Japão, o primeiro no ranking 83 anos. Na área de inovação tecnológica, o Brasil tem umdesempenho pífio. O número de patentes, marcas e doutores são muito baixos, quando comparamos com a Suiça, por exemplo é assustador; 221 marcas e 115 patentes; Brasil, 1 marca e zero patentes!(dados de 2009-OCDE).
Uma das explicações para a baixa produção cientifica está na quantidade reduzida de pessoas com doutorado no país. de acordo com a OCDE, o Brasil tinha em 2009 06% de doutores na faixa etária compativel com esses estudos. Na Suiça era de 3,4%. A inovação tecnológica requer investimentos,vontade, compromisso e empenho na formação profissional altamente qualificada. Apesar de muitos esforços nas Universidades brasileiras nesse sentido, é preciso muito mais investimentos na qualificação de professores e pesquisadores, tanto pela iniciativa pública como pela privada; tudo começa com uma boa creche e não termina num curso técnico e universitário. Formação é um processo contínuo.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: