domingo, 22 de janeiro de 2012

Ilhas Malvinas?ou continuará Falkland's.

O noticiário internacional traz para uma nova rodada de discussões, as disputas entre Argentinos e Britânicos sobre a soberania da Ilhas Malvinas (para os argentinos) ou Falkland's ( para os britânicos). O Primeiro Ministro do Reino Unido, afirmou que os argentinos são "colonialistas" em resposta ao governo argentino que tem dificultado o acesso de embarcações ao Árquipelágo mediante autorização do governo, embargando, principalmente embarcações do Reino Unido, afirma que os britânicos são os verdadeiros colonialistas invasores, portanto, intrusos.
Essa disputa é de longa data, para ser mais preciso, desde 1883, quando os ingleses invadiram o Árquipélago e expulsaram os argentinos.
Um pouco da história recente pela disputa da soberania do Árquipélago; Para os argentinos não há explicação para a presença de ingleses nas ilhas," é uma usurpação de um território que não lhes pertence". Sobre as Ilhas Malvinas, a política do Estado é irrenunciável desde a redemocratização do país em 1983. O MERCOSUL , a UNASUL, apoiam os governo argentino. A OEA vê a questão sobre um outro ângulo, talvez pela presença dos norte americanos, aliados dos ingleses.
Já o governo inglês, é categórico não vai negociar a soberania do Árquipélago e manterá uma vigilância ao acesso as ilhas.
Só há um caminho; o diálogo e a negociação pacifica; evitando uma nova guerra no Atlântico Sul, como aconteceu em abril/maio de 1982.
E os habitantes das ilhas, o que querem; querem seguir vinculados ao Reino Unido.
O qué produzido nas Ilhas? Mais da metade do PIB (70%) é oriundo da Pesca.A renda é originária das licenças vendidas pelo governo aos barcos e navios pesqueiros internacionais (europeus e do extremo oriente asiático ). Com a autorização, os pescadores podem trabalhar na zona marítima das ilhas, demarcadas pela Grã Bretanha em 1986.São mais de 170 autorizações e elas tendem a crescer, os estoques de peixes e lulas é extremamente abundantes e há escassez em outras águas oceânica- ausência total de poluição nas águas!O turismo é outra atividade em expansão, principalmente para passageiros de cruzeiros, que vem em busca da contemplação e observação de golfinhos, leões marinhos e pássaros. As ilhas têm uma localização privilegiada. No passado a criação de ovelhas era a principal atividade, voltada para a produção de lã e destinada a exportãção, a queda nos preços internacionais e a concorrência, diminuiram.Um destes trabalhadores para o setor pesqueiro.
Na última década foi anunciado a existência de petróleo em águas territoriais, pesquisas ocorrem, mas a quantidade armazenada de petróleo no subsolo e nos estratos mais profundos é pequena.
A população local é constituida de militares e colonos ingleses, são chamados de "Kelper's"pescadores, criadores de ovelhas, a maioria, funcionários de multinacionais e funcionários do governo britânico. Totalizam, 3 mil Kelper's.Paz e Bem! Prof. vilmar

Nenhum comentário: