sábado, 28 de janeiro de 2012

Agricultura uma atividade para sempre (1)

Não se sabe com precisão, por isso, mais ou menos a cercade 10 000 A.C. ela surgiu e veio para ficar, agricultura. Ela evoluiu para atingir níveis incriveis de tecnologia avançada, sempre em busca de melhores resultados ou seja produtividade. Isso tem um preço, que por sinal é alto para o conjunto da sociedade global; os problemas ambientais.
Num esforço para alimentar a população sempre crescente (mais de 7 bilhões de pessoas), a agricultura tem se expandido, produzindo um grande impacto ao meio ambiente, à saúde humana e à biodiversidade. Hoje sabemos que NÃO BASTA produzir alimentos suficientes - é preciso produzi-los com SUSTENTABILIDADE.Isso é possivel? Sim! É o que vou demonstrar nas próximas postagens. Utilizei várias fontes de pesquisa, como; Primavera Silenciosa de Rachel Carson,- Manejo ecológico do solo - a agricultura em regiões tropicais de Ana Primavesi, -Agricultura do futuro; um retorno às raizes, de Jerry D. Glover, Cindy M. Cox e John P. Reganold. SCIENTIFIC AMERICAN, Brasil, setembro de 2007, EMBRAPA e FAO (www.fao.org/ag/ca. e Plantio Direto, uma revolução na preservação, de David R. Huggins e John P. Reganol. SCIENTIFIC AMERICAN, Brasil, agosto de 2008).
Hoje são praticados, basicamente, três sistemas de cultivo por rotação de culturas, no caso milho-soja; Cultivo Convencional, Cultivo com a Conservação do Solo e Plantio Direto.
A história do Plantio Direto começa no Estado de Washington, Noroeste dos EUA, com o agricultor, pioneiro na modalidade em todo o mundo, John Aeschliman, motivado pela erosão do solo em sua propriedade, sobretudo nas áreas de declive. O que fazer?Convencido de que haveria uma forma melhor de cultivar a terra, experimentou, em 1974, um método inovador, o Plantio Direto. Continua. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: