terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comercio; Brasil que vende e que compra da China

Há três anos seguidos a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Já para a China o Brasil é o 9. O comercio bilateral entre os dois paises chegou a 77 bilhões de dólares em 2011. Este ano deve diminuir um pouco em virtude da crise econômica na Europa da Zona do Euro que como sabemos atinge a todos, direta ou indiretamente.
Nos últimos dez anos o saldo para o Brasil é favorável. Mas os brasileiros se ressentem do perfil da pauta de exportação para os chineses, a reclamação que os produtos chineses chegam com preços menores aos praticados no Brasil e prejudicam a industria brasileira.
A China exporta para o Brasil; máquinas e aparelhos elétricos (montados ou partes), máquinas e aparelhos mecânicos (montados ou partes), máquinas e equipamentos para a construção civil, máquinas agrícolas, locomotivas e vagões.
O Brasil exporta para a China; soja, ferro, algodão, petróleo e derivados. Nosso único bem industrializado de alto valor agregado em destaque, são aviões da Embraer, que em partes são fabricados lá. É preciso mudar! Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: