sábado, 8 de setembro de 2012

Independência? Muito ou pouco a comemorar? Faça a sua escolha.

Que tal o trabalho infantil no mercado de trabalho nestes 190 anos de Independência.
Pasmem;
* O trabalho infantil é uma das maiores agressões à sociedade brasileira. De acordo com o IBGE, dos 2,7 milhões de crianças na idade de 6  a 14 anos, cerca de de 50% trabalham até 40 horas semanais. Essa forma de trabalho está atrelada à pobreza da familia, pois crianças que deveriam estar na escola estão na luta para completar a renda familiar.
* O trabalho infantil, marca já registrada na cultura econômica brasileira, gera lucro para quem explora e pobreza para quem é explorado. Na zona rural de muitas regiões brasileiras são as crianças trabalhando no sisal, nas carvoarias, nos canaviais e na agricultura. A miséria amedronta, ao ponto de uma criança perguntar numa carvoaria de Goiás. "Prá existir um rico quantos pobres têm que existir"? 
* Na maioria das cidades brasileiras as ruas estão tomadas de crianças que ficam nos semáforos, muitas vendendo balas para sobreviver, pedindo esmola, expostas ao tráfico de drogas, à prostituição infantil, aos pedófilos, aos gigolôs.
* A falta de oportunidades de trabalho, a renda baixissima, a não alfabetização, o abandono da escola, também são fatores que contribuem para a pobreza e para a degradação da familia e que leva a criança a correr atrás para sobreviver como um adulto.
Portanto, neste aspecto, nada a comemorar, só lamentar. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: