sexta-feira, 3 de outubro de 2014

América Latina - a luta continua

Eternos desafios;
Educação?Seria a resposta para todos os problemas latino americanos?
Justiça seja feita,na América Latina,com exceção de Cuba,a educação e à saúde devem ser um desafio permanente; "Ser culto para ser livre"José Marti.
Sociedade moderna?Quais seus amplos desafios?
Liberdade individual.Desenvolvimento econômico.Combate permanente a qualquer tipo de desigualdade.Busca pela justiça social.Segurança.Proteção Ambiental;"A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos"Montesquieu.
As cidades milionárias(com mais de 1 milhão de habitantes).Um desafio e poucas soluções.É um fenômeno latino americano que tomou proporções gigantescas.Que fazer?
A metropolizaçào é uma dura realidade em todos os países latino americanos!
Esse crescimento é desordenado e acarreta desafios de difícil superação: ocupação de áreas de risco,aumento da demanda por água,esgoto,coleta de lixo,aterros sanitários,moradias,transporte eficiente e custo acessível,serviços públicos bem distribuídos,segurança pública,iluminação pública e muito mais:emprego,saúde e educação para todos."
O maior e mais populoso país da América Latina,tem um exemplo preocupante; em 1960 tinha apenas duas cidades milionárias: SP e RJ, 5 em 1970, 10 em 1980, 12 em 1991, 13 em 2000, 15 em 2010 e 16 em 2013. A previsão para 2020, próximo censo demográfico é para atingir 25 cidades!"Náo sóis máquinas!Homens é o que sois!"Charles Chaplin.
Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: