domingo, 12 de outubro de 2014

O estratégico setor energético do Brasil e suas contradições.

O Brasil,por sua grandeza territorial,possui uma notável diversidade geográfica e climática significativa.A latitude,o relevo,a hidrografia,os solos e outras características criam uma série de possibilidades,entre outras coisas,para o planejamento energético da matriz brasileira.Sendo bem exploradas essas características singulares podem e devem fazer do Brasil uma país independente das energias fósseis a longo prazo.Através de investimentos tecnológicos e em infraestrutura é possível utilizarmos fontes renováveis como a biomassa(etanol e biodiesel),eólica,solar e hidrelétrica(...)
A natureza oferece às condições ou cria dificuldades que,na verdade podem ser oportunidades para o crescimento e desenvolvimento do país.
O setor energético está em expansão na Região Norte,na bacia Amazônica,e se deve ao avanço das fronteiras econômicas- agronegócio e Zona Franca de Manaus- crescimento da população total e urbana em especial, além dos investimentos públicos e privados.
O potencial hidraúlico é imenso na Amazônia e pode ser a solução para suprir deficiências energéticas entre elas os "apagões" de triste lembrança para todos os brasileiros e que nos perseguem à décadas.Atualmente as usinas em construção ou concluídas:Belo Monte,Jirau,Santo Antônio,Teles Pires,Complexo do Tapajós é parte da resposta para a plena auto-suficiência de um país com a vocação de potência plena.
E tem mais: A insolação anual no sertão e agreste nordestino é elevado e está disponível,uma energia gratuita como fonte,não é possível desperdiçá-la;energia solar.
Ventos regulares-ventos alísios de NÉ e SE,disponíveis para a exploração no litoral e no Atlântico equatorial e tropical:energia eólica.
O potencial hídrico da bacia do rio Paraná,facilitado pelo relevo planáltico,rios caudalosos,climas tropicais e suas variáveis com excelente precipitação pluvial e proximidade do mercado consumidor,cidades,metrópoles,áreas metropolitanas,setores dinâmicos da economia;agroindústria,indústria de base,seviços em geral.
Só não responsabilizem a natureza por faltas ou escassez,ela é a menos culpada.
Paz e Bem!Prof.Vilmar.




Nenhum comentário: