sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Desenvolvimento:pobreza e desigualdade; são fatos e é preciso enfrentá-lo.

Não adianta imaginar a riqueza no meio da pobreza,enquanto ela existir, a desigualdade vai gerar uma sociedade injusta nos seus direitos básicos: saúde,educaçào,segurança e futuro seguro. Assim deveria caminhar a sociedade, mas não é assim que acontece,embora alguns países demonstrem essa preocupações; numa crise econômica é preciso assegurar emprego e salário,custe o que custar,não fácil mas não é impossível.
O desenvolvimento requer que se removam as principais FONTES DE PRIVAÇÀO DAS LIBERDADES: pobreza e tirânia,carências de oportunidades econômicas e destituição social sistemåtica,negligências dos serviços públicos e intolerância ou excessiva interferência do Estado repressivo.A despeito dos aumentos sem precedentes na opulência global,o mundo atual nega liberdades elementares a um grande número de pessoas - talvez até mesmo a maioria,como ocorre na África,grande parte da Ásia e América Latina,nesta,governos progressistas tem tido maior preocupaçào no combate à pobreza e a desigualdade(adaptado de Amartya Sen).
Amartya Sen,Nobel de Economia em 1998.Indiano,é um dos criadores do IDH(Índice de Desenvolvimento Humano- o crescimento de um país não é medido apenas pelo crescimento econômico.
Em 19-10-2014, Ban Ki Moon,Secretário-Geral da ONU disse que mais de 1,2 bilhão de pessoas vive com menos de US$ 1,25 por dia e 2,5 bilhões vivem com menos de US$ por dia. Logo, crise de ebola,não ameaça só a saúde,mas o progresso econômico e as incursões contra a pobreza a serem realizadas nos países mais atingidos pela epidemia.
Paz e Bem! Prof.Vilmar

Nenhum comentário: