sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bolívia:superando adversidades,combate à pobreza e a desigualdade.É possível sim!

Bolivia,uma nação multiétnica,miserável até,dominada durante séculos por modelos políticos que sempre satisfaziam de forma clara,uma minoria,uma elite ligada ao capital especulativo internacional e que pouco se preocupava com os destinos da grande maioria indígena e mestiça.Campeã mundial em golpes de Estado,desde a sua "independência"em 1825,foram 189 golpes de Estado,tudo em nome do povo mas com notórios interesses das elites econômicas.
A Bolivia acumulou índices alarmantes de pobreza absoluta,de desigualdades,enfim de pertencer sempre,ao grupo de países mais pobres do planeta,junto com outros Latino Americanos,Asiáticos e Africanos.
Bolivia atual,"Pátria sim, Colônia não!".
A nacionalização do petróleo e gãs natural,recursos que até então Nào pertenciam à Nação,passaram a financiar programas sociais para retirar da pobreza parte da população do país,principalmente.indios é mestiços que viviam abaixo da linha da pobreza(menos de 1 dólar por dia).eram 1/3 da população boliviana!Agora são 1/5!A luta continua,muito ainda por fazer.
Por outro lado, na macroeconomia; As reservas internacionais subiram;As dīvidas diminuíram; o PIB cresce em torno de 5% ao ano.A luta continua,muito ainda por fazer.
Com os recursos advindo dos hidrocarbonetos,o país investiu maciçamente em construir escolas e estradas.
1,5 milhào de bolivianos tem acesso à água tratada e esgoto,graças ao programa Minha Água.
29$ para cada estudante das escolas primária e secundária,como forma de reduzir a evasào e repetência.
Na saúde são mais de 23.186 centros de saúde para atendimento à população.
Diminuição nas taxas de mortalidade infantil e aumento nas expectativas de vida.A luta continua,muito ainda por fazer.
Em 2025, a Bolivia vai comemorar o seu Bicentenário: o maior presente será a erradicação total da extrema pobreza nas comunidades indígenas e do Parque Nacional Isiboro Sécure.Vamos aguardar.
Mais recursos para enfrentamentos no combates pobreza e a desigualdade deverão sair do lítio,um recurso abundante,aliás, especialistas  afirmam que a Bolivia é a "Arábia Saudita do lítio", se esse recurso mineral tiver o mesmo destino dos hidrocarbonetos,será mais um golpe duro na desigualdade e pobreza,se bem  destinado.
Paz e Bem!Prof. Vilmar.
Para saber mais,acesse Notiamérica.com- notícias sobre a América.

Nenhum comentário: