quinta-feira, 16 de março de 2017

Fome.

Mais uma grave crise humanitária assola a África/Ásia ,segundo a ONU; 20 milhões de pessoas estão passando fome no Iêmen,Sudão do Sul,Somália e no nordeste da Nigéria.Esforços globais coletivos,acesso seguro nestas áreas e sem impedimentos,podem possibilitar a ajuda humanitária,segundo a ONU.Os conflitos internos tem dificultado a ajuda humanitária às populações locais,infelizmente.Grupos em conflitos negamo acesso sustentado e politizam qualquer ajuda.


Sobre a fome no planeta é bom saber que o mundo produz comida para 12 bilhões de pessoas,segundo a FAO(Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentacao),quando somos uma população de 7 bilhões de pessoas aproximadamente.
Comida existe.Então, por que 1 pessoa em cada 7 pessoas no mundo passa fome?
Secas,inundações,pragas agrícolas,conflitos bélicos,como é o caso citado acima contribuem para agudizar,mas não são os únicos fatores que a explicam.
*Quem controla os recursos naturais:terra(solo),água,sementes?
*Quem se beneficia com as políticas agrícolas e alimentares?
*Porque alimentos se convertem em uma mercadoria cara?
*A globalização alimentar está a serviço de interesses privados.Ou não?
Por que existe fome em um mundo de abundância?


Você precisa saber que as Hortas Urbanas produzem 20% dos alimentos consumidos no mundo.Uma prática muito antiga e que remonta a existência das primeiras cidades.São mais de 800 milhões de agricultores urbanos.Essa prática é hoje incentivada pela FAO,como estratégia de alimento à resiliência das cidades e adaptação às mudanças climáticas,além de ser um importante eleimento na segurança alimentar.Familias pobres,africanas,asiática e latino americanas que praticam agricultura urbana fazem mais refeições diárias e tem uma dieta mais balanceada do que outras pessoas.
"Agricultura e cidades nasceram juntas no mesmo dia à 10 mil anos atrás.1a. Aldeia,1a.semeadura.Antes,coletores/caçadores nômades,depois agricultores urbanos sedentários".   


Inovações que nutrem o planeta:
As cidades estão se tornando centros de intervenções de desenvolvimento e estratégias de planejamento destinadas a combater a fome,a pobreza e a desigualdade para promover a sustentabilidade.A agricultura urbana na África Subsaariana é parte desse movimento,pois atende as necessidades da região,como segurança alimentar,geração de renda,fortalecimento da comunidade,descarte de resíduos,produtos saudáveis e melhores condições das mulheres
Fontes:Pragmatismo Político,Esther Vivas,escritora e ativista espanhola.
            Rede Brasil Atual.Ambiente.

Paz e Bem!
Prof.Vilmar





Nenhum comentário: