quinta-feira, 30 de março de 2017

Quais são mesmos os seus problemas?

Um mundo cada vez mais com sede!
Por mais sérias que sejam as crises financeiras,de alimentos,de energia,de intolerância ou de racismo,nenhuma delas é tão aterradora em relação ao presente e ao futuro da humanidade quanto a perspectiva de escassez de água.Não dá para incentivar a fábricação de água por meio de pacotes econômicos,ajustes nas taxas de juros ou variação do dólar,euro,libra ou outra moeda qualquer.Ou dá?
Tampouco é possível substituir a água por uma substância alternativa,como se faz com o petróleo,que pode ser trocado por outras fontes de energia.
A água é um direito humano,e todos devem ter acesso a ela em quantidade e qualidade suficientes para garantir saúde,desenvolvimento econômico e bem estar social.
Só para relembrar;
A ONU e a UNICEF sugerem que cada pessoa tenha acesso a volume mínimo entre 20 e 50 litros de água limpa para beber,cozinhar e manter higiene mínima.
Lembrando,para uma sutil(?)comparação,que:duas descargas de válvulas sanitárias de modelo antigo despejam no esgoto muito mais do que isso,independente do conteúdo que vai no cano abaixo.
Neste século a água é um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico e sobrevivência da humanidade.É o recurso natural mais disputado no planeta no século atual,não possui similar.
O crescimento da população mundial e a produção de alimentos vão aumentar a escassez da água,sobretudo nas áreas de alterações climáticas e população vulnerável.
Paísess ricos,que utilizam técnicas modernas e caras para obter água;perfuram poços muito profundos para atingir as águas subterrâneas ou dessalinizar águas marinhas,uma busca cuja prioridade é produzir mercadorias para uma sociedade de consumo desenfreada,dessa forma aumentam os problemas sociais dos menos favorecidos no acesso a esse recurso insubstituível para saciar a sede.
Quais são mesmos os seus problemas?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: