quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Reino Unido vai fazer falta na União Européia?

Sim!
A cultura britânica fará muita falta a U.E. Pelo seu pragmatismo- ou seja pelo seu conjunto de regras e formalidades,além da boa etiqueta da sociedade britânica em relação à União Européia; o britânico é prático,realista,com alvo bem definido,sem subterfúgio.
Também fará falta pelo seu ceticismo contra os excessos voluntaristas que às vezes marcam alguns estados da Europa Continental.O britânico,duvida de tudo,questiona o que lhe é apresentado como verdade,não admite dogmas,prefere às vezes a verdade empírica para atestar a validade de suas idéias.
Também fará falta pela sua tradição de liberdade;pela abertura ao mundo;pelo seu papel de contra peso do eixo franco-alemão,que cada vez mais vai em busca de alianças com parceiros periféricos e no aumento do protecionismo europeu continental.
A União Européia que completou 60 anos do Tratado de Roma,eram seis,depois 28 e agora 27 países,o certificado de nascimento dessa união pode minar a estabilidade da U.E.? Sim?ou não?
Se a saída do Reino Unido da U.E. For um sucesso?Outros cairão na tentação?
Se for um fracasso e determinar crises econômicas,desunirá a U.E. ainda mais?
Com a palavra aqueles que continuam a integrar a União Européia. O Brexit não é um caso isolado.
Outros dirão, o Reino Unido tem fama de separatistas(?).Nao pensaram inicialmente em fazer parte da U.E.Nunca aderiu ao euro.
Por outro lado,em 1963 e 1967,a França vetou a entrada dos britânicos na então CEE.
Para finalizar;
Há outras formas de integração além da U.E.
À saída da U.E. é um direito previsto nos tratados internacionais.
Um dos efeitos do Brexit,nenhum país do bloco tem a língua inglesa como oficial.Os dois países anglófonos, a Irlanda e Malta ao aderirem à U.E. optaram por sua língua nacional,respectivamente o gaélico e o maltês.É quase certo que o inglês continuará sendo utilizado como sendo a língua de trabalho da U.E.
O tema não está esgotado,outros desdobramentos virão.
Paz e Bem!
Prof. Vilmar.
Recomendo:Heróis Demais(título original Demasiados Heroes).Laura Restrepo.Cia.das Letras.2009.

Nenhum comentário: