quinta-feira, 27 de abril de 2017

Muito atual.Ou não?

O século XXI tem se caracterizado por ser,até aqui,UNIMULTIPOLAR.Unipolar quanto ao poderio militar do Estados Unidos.da América,e Multipolar quanto ao poderio econômico,representado pelos Estados Unidos da América,China Continental e Comunidade Européia.
Hoje,o conceito de soberania tem dado uma nova dimensão e possibilidades para a geopolítica em termos globais;Primavera árabe,alianças militares,ameaças terroristas,nacionalismo,extremismos...mas tudo continua muito igual.
Por outro lado,se a crise dos refugiados e a ameaça terrorista tem sacudido os alicerces e os valores da União Européia,esta,vive uma nova realidade,que em muito,lembra o século XX: imigração,crise de refugiados,a islamizaçao,o radicalismo,a xenofobia e as crises econômicas recorrentes nos discursos dos partidos políticos conservadores e grupos de extrema direita,com um defesa enfática;" A Europa para Europeus",entre outras,inclusive com o fechamento de fronteiras aos refugiados e saída de países da U.E.resultando,por exemplo,no ficou conhecido como Brexit.
Um reprise do século XX na atual política contemporânea tem revivido,na guerra civil da Síria e no combate ao Estado Islâmico,uma certa guerra fria,lembra-se dela?No caso,enquanto os Estados Unidos apoia os rebeldes sírios,ou que atuam na Síria,a Rússia fornece apoio militar e diplomático da Síria.E não é só!morrem pessoas à granel!E dai?Quem se importa?A vida segue.
E a questão da Coréia do Norte?Rigorosamente sem novidades,continua a mesma:discurso e imagens que não amedrontam.É a vida que segue.Ou não?
Esta década lembra Mário Quintana em Utopia;"Se as coisas são inatingíveis...ora/Não é motivo para não querê-las.../Que triste os caminhos se não fora/A presença distantes das estrelas.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: