quinta-feira, 20 de abril de 2017

Terra,um planeta urbano que consome muito e produz pouco:água.

Pouca água,muito consumo e desperdício,o mundo urbano começa a ser ameaçado pelo desabastecimento e pela escassez.Os impactos sociais,econômicos e políticos são imensos e incalculáveis.
Impactam na disponibilidade da água:consumo desenfreado,crescimento da população urbano,falta de chuvas,baixo aproveitamento das águas residuais(esgoto,processos industriais),poluição dos rios urbanos,devastação de florestas no entorno urbano e o consumo desenfreado(imagine 1 litro d'agua por pessoa/dia(!?) no mundo urbano,quando sabemos que apenas 2,5% da água doce serve para para o consumo e que o seu confinamento,em torno de 2/3 dessa água,está nas calotas polares,em geleiras e no subsolo profundo.
Diversas cidades enfrentam esse desafio de forma peculiar:
Pequim - China Continental,enfrenta inúmeros desafios:rios secos,poluição,crescimento populacional,expansão industrial,entre outros.
Solução; Projeto de desvio de água Sul-Norte-o objetivo é deslocar bilhões de metros cúbicos de água do sul do país para o norte com a construção de um canal de 2,5 quilômetros de extensão.Obra em andamento.
Perth -  Austrália, a mais secas entre as metrópoles australianas,perdeu nos últimos 15 anos,1/6 de suas reservas!
Solução;Construção de duas estações para remover o sal da água coletada do oceano Índico e torná-la potável.Metade da água consumida em Perth vem do mar! Processo caro que demanda muita energia e um forte impacto nas contas de água dos moradores.Para minimizar esse custo,foi instituído o Sistema Gwangara - fonte hídrica subterrânea,consiste em injetar nos aquíferos subterrâneos a água usada pela população já tratada.A água é filtrada naturalmente e depois extraída para ser consumida pela pecuária,avícolas e agricultura.
Saragoza - Espanha,combate à cultura do desperdício da água:programa de conscientização nas escolas e nos espaços públicos e um auxílio da imprensa e redes sociais com chamadas diárias.
Eletrodomésticos econômicos - chuveiros e descargas sanitárias,torneiras,máquinas de lavar roupa e louças.Orientacoes no uso da água em edifícios,órgãos públicos e repartições em geral.Sucesso neste projeto,mostrou que é possível lidar com a água no ambiente urbano.O consumo em Zaragoza caiu,mesmo com o aumento da população.
O mundo urbano precisa enfrentar outras formas de desperdício; como encanamentos deficientes(vazamentos)construções residênciais em áreas de armazenamento de água subterrânea-lençol e sua reutilização além de armazenar,quando possível,a água da chuva.
Um lembrete: a atual população mundial de 7,2 mil milhões está projetada para crescer cerca de 1 milhão nos próximos 12 anos e alcançar 9,6 mil milhões em 2050.(fonte:www.unric.org.atualidades).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: