quinta-feira, 23 de março de 2017

Zâmbia:um dia foi rico,hoje é pobre.

Este país subsaariano,ocupa o 153 lugar entre 174 nações mais pobre do planeta.A pobreza atinge 73% da população; 82% vive com menos de 1 euro por dia.
Malária,má nutrição e SIDA*são fieis acompanhantes da população.
Os números acima falam por si e dão a pensar.
Riquíssimo em recursos naturais e com um solo favorável a uma excelente agricultura.
Os Zambianos são um povo simples,alegre,acolhedor,amantes da paz:nunca experimentou qual quer conflito armado -"oásis de paz".Acolhe centenas de refugiados vindos de países vizinhos em conflito.
Sua constituição é peculiar: são 74 tribos!,uma diversidade cultural e social gigantescas e mesmo assim,mantém sua unidade nacional.Não existe tribalismo,o que seria normal,em virtude do número de tribos que constituem sua variada composição étnica.Vivem em qualquer parte do país,independentemente da tribo a que pertencem .
Recebem bem estrangeiros,independentemente do credo e da origem e que podem desenvolver atividades e negócios livremente.
Zâmbia teve um papel importante na luta pela independência de Angola e Zimbabwe e na luta contra o apartheid na África do Sul,sobretudo uma luta permanente contra o racismo e a discriminação.
Em 2017,comemora 53 anos de independência,foi uma colônia britânica e pouco interesse despertou para o colonizador:Não possui saída para o oceano,assim não teve contato direto com não africanos até muito recente.Desde 1964 pertence à Comunidade Britânica das Nações.
Entre suas tribos,destaque para os Tongas,povo banto e que vivem no curso superior do rio Zambeze.
O solo pertence ao chefe tribal,que distribui aos membros da comunidade,onde cada membro é DONO DO SEU TRABALHO que realiza.Plantam,caçam,pescam,fazem cerâmica e escultura em madeira.Refeições são feitas em comum.Os Tongas não tem quase nenhuma tradição cultural e social; a memória dos velhos não serve para nada.
*SIDA:Síndrome de imuno deficiência adquirida.Doença provocada por vírus - HIV1 e HIV2-diminuiçao da capacidade do organismo a resistir a infecção.

Dia 22 de março: Dia mundial da água- pouco a comemorar!
Kofi Annan,ex-secretário geral da ONU,passou anos repetindo que,hoje,os problemas centrais da humanidade são mudanças climáticas e padrões insustentáveis de produção e consumo,além da capacidade de reposição da biosfera terrestre.
Ficou rouco de tanto falar,poucos o ouviram.
Paz e Bem!
Prof.vilmar

Nenhum comentário: