quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

50 anos - Primavera de Praga

O dia 5 de janeiro de 1968.
Um país Tchecoslovaquia.
Dois povos,Tchecos e Eslovacos
Um sonho,liberdade
Um projeto,mais liberdade de expressão,um governo mais democrático,um mercado mais aberto.
Um "rosto humano ao socialismo".
Durou 8 meses,mas o mundo livre comemorou com se fosse um século ou séculos com um otimismo intenso,refletido na obra de Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser - Era possível respirar e falar livremente.
A inspiração para este histórico movimento libertário do século XX,talvez o maior de todos,foi a coragem de enfrentar o opressor soviético e o Pacto de Varsóvia,a censura e a intolerância.
Buscar novos valores para uma sociedade que foi oprimida.
"Parecia que não havia mais muros e que não existia mais aquela coisa de cortina de ferro.Era como se o mundo tivesse se aberto para nós.Mas,é claro,foi só uma crença ilusória"(Marta Kubisova da Banda Golden Kids,estrela pop da Tchecoslovaquia).
Durou pouco,mas ficou uma semente de boa qualidade.
Em 21 de agosto de 1968,tropas lideradas pela União Soviética invadiram o país esmagando a Primavera e inaugurando duas décadas de ocupação soviética."Valeu a pena,pois fez a gente ficar mais forte".
A URSS(União das Repúblicas Soviéticas) deixou de existir em 8 de novembro de 1991.
Países do leste europeu foram às ruas exigir mudanças e democracia.Desta vez os soldados do Pacto de Varsóvia ficaram nos quartéis.
Com o fim da URSS,começou o separatismo na Lituânia,seguiram a Estônia e Letônia.
Em 31 de dezembro de 1992 a Tchecoslovaquia deixou de existir.Uma emenda Constitucional divide a Tchecoslovaquia(Tchecos e Eslovacos) - na Revolução de Veludo,como ficou conhecida essa separação de maneira suave e sem violência.
Para concluir:
"Sinto orgulho das minhas derrotas e morreria de vergonha se estivesse ao lado dos vencedores"(Darcy Ribeiro).
Não há derrotas definitivas e se a vitória final ainda não aconteceu é porque a história continua"(D.Paulo Evaristo Arns)
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: