quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Península coreana: o futuro.

É possível uma reunificação territorial,econômica e ideológica de uma nação que segue caminhos opostos a mais de 65 anos?
Coreia do Norte e Coréia do Sul
No passado o conflito armado separou o norte do sul,num claro confronto entre duas potências ideològicamente contrárias: URSS comunista apoia o Norte e os EUA,capitalista,apoia o Sul.
Tecnicamente ainda em guerra(1950/1953).
O lado positivo durante esses longos anos: a não agressão,apesar das ameaças,uma cooperação entre as partes e uma melhoria nas relações comerciais e diplomáticas.
Essa unificação tem um custo(o exemplo foi a unificação da Alemanha,que trouxe consequências econômicas para os alemães.
Na questão coreana,tudo começa com a diferença no nivel tecnológico entre o norte e o sul - uma distância muito grande.
As inovações tecnológicas da Coréia do Sul e o potencial bélico da Coréia do Norte,não interessa,regionalmente,aos japonese e aos chineses.Surgirá uma nova realidade na geopolitica regional.
 A Coréia do Sul é o 13 PIB mundial - virou um "Tigre Asiático" - 8 em cada 10 habitantes ingressam na Universidade.
 A Coréia do Norte é rica em recursos naturais e na força de trabalho.
 O fosso ideológico,social e cultural é muito grande entre os dois povos.
O esporte não resolve impasses geopoliticos,mas servem como um modo neutro de influenciar relações entre estados.No caso das Coréias,delegações unidas nos Jogos Olimpicos de Sidney(Austrália) 2000 e em Atenas em 2004.
Em fevereiro de 2018,juntas na Olimpiada de Inverno na Coréia do Sul.Vamos acompanhar.


Forum Econômico Mundial (2018) - Davos(Suiça); Desigualdade.
"Um mundo no qual 1% da humanidade controla uma riqueza equivalente à dos demais 99% dessa mesma humanidade nunca será estável"(Barack Obama-ONU2016).
A ONG britânica OXFAM que todo ano apresenta em Davos o mapa da desigualdade mundial,expóe dados preocupantes mais uma vez.
A lógica do cidadão comum; Por que nada fazem para reduzir a aceleração da desigualdade?Salários congelados?Desemprego alto?Serviços básicos que não funcionam ou nem existem.Milhares de pessoas ainda assim,foram retirados da miséria e da pobreza,mas persiste - uma pessoa em cada nove,dorme com fome.
A fome não tem ideologia(Frei Beto - Hoje em dia).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




Nenhum comentário: