quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A questão curda - um problema urbano e geopolitico.

A etnia curda é reprimida e vive sob uma permanente ocupação desde 1918 com o fim do Império Turco Otomano. O território curdo está situada no leste da Turquia,nordeste do Iraque,noroeste da Rep.Islâmica do Irã e a nordeste da Siria e Armênia - vivem numa área de meio milhão de quilômetros quadrados,rica em água,petróleo - uma imensa região em conflitos permanentes,onde os curdos estão dispersos e nenhum país esta disposto a ceder território para a criação de um estado curdo independente.A nação curda tem um histórico permanente de luta contra nações que tentam subjugá-los,sobretudo a Turquia,Iraque e República Islâmica do Irã.
O povo curdo conseguiu preservar seus dialetos,tradições e a organização em clãs.Os emigrantes curdos vivem no Azerbaijão,Armênia,Libano e Europa(maioria na Alemanha).
As maiores dificuldades desta nação;
-Os curdos nunca viveram sob um poder centralizado,estão divididos em vários partidos e facções - esta situação possibilita alianças antagônicas aos interesses de uma união de toda a comunidade curda.É uma estratégia do dominador.
-Dentro desta nação,as minorias: Turcomenos(culturalmente ligados a Turquia),Assirios(comunidade cristã,que não fala o árabe nem o curdo,fala o aramaico),árabes,sem direitos politicos,Yazidis,povo com dialeto próprio - não são curdos,nem árabes,são os guardiães da cultura curda.Shabaks,uma comunidade que se considera uma vertente mistica do Islã xiita(os curdos são maioria sunita) e os Fayli,curdos xiitas da linha iraniana.
Em uma região onde povos convivem há séculos sem fronteiras, o nacionalismo étnico pode ser tão perigoso quanto ao nacionalismo
Paz  e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: