quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Brasil:Ano letivo começa,e daí?Tudo igual.Ou não?

"Me diverti muito na minha vida.Assisti a poucas aulas na Faculdade de Medicina.Sabe porque?Eram sempre as mesmas aulas.Nada mudava.E você em metade do seu tempo,lê um livro e aprende mais do que ouvindo um Professor às vezes não muito competente.
Meu grande problema era saber que matéria tinha sido dada,para poder estudar para a prova(sempre à prova! Que não prova nada!).Olhando os cadernos dos meus colegas da primeira fila,que enchiam páginas e pãginas,descobri que não chegava à conclusão sobre qual era o tema da aula.Quer dizer,esse sujeito,por mais que anotasse e estudasse aquele maldito caderno,não podia ter uma nota adequada,porque não tinha a visào do todo que foi ensinado."Dr.Isaias Raw,pesquisador,Ex Diretor do Instituto Butantã.Professor na Universidade Hebraica de Jerusalém(Israel) e no MIT.(Massachussets Institute of Tecnology)-EUA.
E tem mais.O aluno precisa ler,estudar,entender o conteúdo dos livros e artigos de jornais,revistas impressos.Se você não ensina a observar e tirar conclusões,você não vai formar pessoas críticas e transformadoras da realidade em que vivem.

Escola: não existe escola democrática sem idéia de negociação permanente.Escola sem conflito é defunto.A interação nas escolas se estabelece conflitos e consensos,entre pessoas com visões de mundo e culturas diferentes que se posicionam.
Não há detentores do monopólio do saber,da inteligência,da verdade. Sociedade contemporânea é complexa e heterogênea. A escola deve pensar o dissenso criativo e o convívio entre diferentes direitos correlatos.A escola precisa discutir,debater e fomentar idéias.
A escola não deve destacar mais o que o aluno não sabe do que aquilo que ele é capaz de saber,sem discurso de neutralidade.Escola não é fábrica de gente.O modelo escolar centrado na sala de aula está falido,com exceções,é um espaço estruturado para domesticar e controlar corpos.
Não imaginem alunos e alunas marionetes no processo de aprendizagem.
"Faça a sua escolha,forçar as pessoas a fazer algo,nem sempre é a maneira mais eficiente de promover mudanças"(Clarisse Meirelles).
Paz e Bem!
Prof. Vilmar
Li e recomendo- O Anjo Pornográfico,a vida de Nelson Rodrigues.Autor Ruy Castro.Cis das Letras.

Nenhum comentário: