quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Globalização e sua nova fase no desenvolvimento.

A mundialização da produção,da circulação e do consumo é a realidade que vivemos neste século que a pouco começou.Tudo isso se deve aos avanços técnicos acelerados;transformações rápidas na economia e sobretudo na sociedade,intensificando a competitividade.
No capitalismo globalizado,algumas estratégias vieram para ficar,como por exemplo:transgênicos,cutomização,flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo distribuído por muitos países do mundo,senão vejamos;
Transgênicos por exemplo- são mais produtivos,resistentes às pragas e cada vez mais aumenta a dependência junto a empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas,isso ocorre no Malawi,no Canadá ou no Brasil,ou seja no mundo todo,até nos países mais "fechados".
Muitos compram e poucos vendem.
Customização-a fabricação de produtos sob encomenda para atender especificações do consumidor final.
Atende a exigências de alguns consumidores mais sofisticados que pagam o preço da exclusividade.
Globalização "seletiva".
E os recursos naturais nesta nova fase da globalização?
Também são tratados como mercadorias - fonte de recursos econômicos estratégicos,poucos o tem em grande quantidade,assim seu preço é cada vez mais elevado - lei da oferta e da procura.
Esses recursos estáo sendo explorados,em todos os reinos:animalvegetal e mineral com instrumentos sofisticados,criados pela ciência e controlados por poucos.Riscos ao equilíbrio do planeta é uma realidade,afetando toda a humanidade,aliás,já estamos assistindo isso a algum tempo:desertificação,mudanças climáticas,por exemplo.
Dessa forma os seus efeitos nocivos dessa nova fase,que começou a algum tempo,tem exigido uma mobilização cada vez maior da sociedade mundial nesta luta: pressão sobre os poderes constituídos em todos os níveis.Não desistir jamais!
"A educação não transforma o mundo.Quem transforma o mundo é o homem.Logo,o acesso a uma escola de qualidade,pode transformar o mundo"(Paulo Freire).
Não cabe mais em escola alguma do mundo em que vivemos:
Ser conhecido como ora menino,menina,como ei,psiu ou você.Você é protagonista!
Aprender a concordar com o que dizem,apenas.
Não ficar em segundo plano,pois assim você nunca discorda.
Passar a vida concordando,exceto em época de protesto,é pouco.Não seja massa de manobra.
Ou,descobrir que ler é uma ótima maneira de não estar aqui.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar





Nenhum comentário: