quinta-feira, 15 de março de 2018

Ásia: protagonistas ou coadjuvantes?

India: apesar de questōes internas,em especial a Caxemira,uma longa e intrincada disputa religiosa e territorial com o Paquistâo,na era globalizada,o dinamismo dos seus setores de serviços e indústria de alta tecnologia tem sido as suas maiores contribuiçōes para torná-la uma grande potência no sub continente asiático,uma competiçāo com a China e Japāo.O rápido crescimento econômico da década de noventa,deu aos indianos uma imagem diferente:potência na geopolitica asiática; entre elas,suas ambiçōes nucleares que se baseiam em preocupaçōes estratégicas em relaçâo as suas velhas disputas de fronteiras nâo resolvidas com o Paquistâo que tem o apoio da China e que continua a preocupar a India,hoje,forte,próspera e dinâmica e que interessa aos seus aliados,Japāo e Estados Unidos.
Japâo:uma grande potência e a segunda economia do mundo. Fatos notáveis desse país insular;pequena populaçāo absoluta,território com limitaçōes fisicas e falta de recursos naturais e nāo é uma potência nuclear!
A competiçāo entre o Japāo e a China é a principal caracteristica da geopolitica asiática.
Por outro lado,seu maior parceiro comercial é a China; milhares de turistas chineses e japoneses,homens de negócios circulam entre os dois paises.O Mandarim é a segunda lingua estrangeira mais falada no Japāo,atrás do Inglês.
República Islâmica do Irā:berço da Pérsia,civilizaçāo antiga e orgulhosa.
Passou pelos últimos séculos saqueada,literalmente,pelos colonizadores europeus!
Uma naçāo xiita numa regiāo dominada por governos àrabes sunitas.A convicçâo da República Islâmica do Irâ de que apenas como um estado com força nuclear poderâ evitar as pressōes externas,assim essa busca para obter armamento nuclear é o seu objetivo,apesar das pressōes contrárias,o sonho que poderá se tornar realidade;Irā uma grande potência na Àsia e fora dela.
Lembramos que o Islā é muito diverso,nāo apenas por suas diferenças sectárias,mas por causa das múltiplas caracteristicas do mundo muçulmano que se estende por toda a Àsia e Àfrica,mas isso está mudando.
Paz e Bem!
Prof .Vilmar
Recomendo: O retorno da História e o fim dos sonhos.Robert Kagan.Ed.Rocco.2009.


Nenhum comentário: