quinta-feira, 29 de março de 2018

Brasil: desigualdade - educacão é a saída.

Embora pertença a um privilegiado rol de paises com uma economia capitalista significativa,o Brasil enfrenta,ou melhor continua a enfrentar um enorme desafio - a desigualdade na sociedade nacional.
Qual o caminho para resolver a questão?
Dimimuir a desigualdade,para termos um país mais justo.
-políticas públicas que diminuam a influência do capital; há um grande desequilíbrio entre o capital e o trabalho,entre patrões e trabalhadores/consunidores.
-impostos progressivos;ganha mais,paga mais.
-impostos sobre a variação do patrimônio das pessoas,além do imposto sobre a renda.
-programa de renda mínima universal para crianças,sem distinção,ricos e pobres.
Educacão.
A melhor solução para diminuir as desigualdades - jovens não devem trocar os estudos pelo trabalho para ajudar no sustento da familia.
Universalizar o acesso a educação em todos os seus níveis!Hoje isso só acontece no ensino fundamental.É urgente ampliar o ensino infantil,médio e superior.
Educação é direito e dever do Estado - a educação de qualidade está longe de ser assegurada a todos os brasileiros!Até quando recursos insuficientes para construir,reformar e equipar escolas e pagar salários dignos aos Professores.Desigualdade tem pressa!E a pobreza mais ainda!
Logo,cortes e contingenciamentos sobre programas sociais e educação aumentam as desigualdades.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Fonte para consulta sobre desigualdade: Anthony Atkinson,prof.da Universidade de Oxford - Desigualdade,o que pode ser feito.Ed.Leya.


Nenhum comentário: