quinta-feira, 1 de março de 2018

Uma relaçāo de convívio permanente:cidade e cidadāo.

Cidade,um espaço público e privado,cujo ritmo de ir e vir,estar e ficar,dâo o ritmo e definem o cotidiano,que por sua vez e hora,formam os múltiplos movimentos,com diferentes duraçōes; trabalho profissional,trabalho voluntário,descanso,arte,lazer,cultura,educacāo,saúde, ritmo diário da vida urbana.Seu uso nāo deveria ser seletivo,deveria ligar interesses comuns.
Claro!o trânsito, a poluiçāo em suas múltiplas formas-visual e sonora,sobretudo.O anônimo morador de rua,o marginal,sāo atores desse espaço cada vez mai denso ecdesprotegido
A cidade é um palco de interesses diversos e de visōes de mundo. Cidade exige um novo olhar,principalmente para os espaços públicos.
Defender o espaço urbano,criar mecanismos que impeçam a exploraçāo especulativa desse espaço é o maior desafio das sociedades urbanas.
Está na moda,a gentrificaçāo,substituiçāo de grupos populares por outros de renda mais alta e revitalizaçāo desses espaços,com bares,restaurantes,bancos.
Quem morava anteriormente aqui?
Para onde foram?
E os que chegaram de onde vieram?
O que aconteceu com a casa anterior dessas pessoas?(Prof.Renato Cymbalista,FAU/USP).



Brasil.
Educaçāo: o jovem vota para Presidente da República,mas nāo vai definir o que vai acontecer com sua vida escolar.Um paradóxo!Reforma educacional ė uma necessidade,mas nāo deveria ser feita por MP(Medida Provisória).Escola deve ser pensada no aluno.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: