quinta-feira, 8 de março de 2018

O mundo voltou ao normal no pós guerra fria.

Sem grandes novidades; os anos que se seguiram ao fim da guerra fria,NÃO trouxe uma nova ordem mundial.Os Estados Unidos continuam sendo a única superpotência e outras nações disputam lideranças regionais.
Democracias
Autocracia
Liberalismo
Nacionalismo.      
Radicalismo
Protagonismo e coadjuvantes.
Os conflitos estratégicos e ideológicos persistem.
O Estado Naçào continua forte.
A maioria acreditava que com a economia globalizada,as nações não teriam outra escolha,além de adotar uma postura liberal,primeiro economicamente e depois politicamente se desejassem competir e sobreviver - o protecionismo está mais forte do que nunca.Novas alianças?Talvez.E a periferia emergente,com está?Igual,pouco mudou,economicamente e politicamente.O cenário de sempre,migrações,refugiados,desemprego é eterna crise.Até quando?
Democracia;
Estados Unidos da América,seu protagonismo é estendido ao mundo todo - favorecer os seus ideais e interesses,nada é obstáculo para seu ideário político  e econômico, com poucas diferenças entre o protagonismo republicano ou democrata quando no poder.
Do século XX ao século XXI sua presença externa se estendeu de Presidente Eisenhower ao Presidente Trump.Sempre protagonista.
Autocracia;
Rússia e China acreditam em governos centrais fortes e desdenham do sistema democrático - precisam de ordem e estabilidade a fim de prosperar.Acreditam que dessa forma serão mais respeitado pelo mundo todo e capazes de defender seus interesses políticos e econômicos.
Lembrando que a Rússia depende do mercado europeu,fornece petróleo,gás natural e carvão,tanto quanto os mercados europeus dependem da Rússia.
Rússia e U.E. São vizinhos geogràficamente,mas geopoliticamente,estão em séculos diferentes.
Quanto à China,um gigante econômico e geopolítico em ascensão,busca consolidar sua posição econômica em termos mundiais,e persegue parcerias econômicas em todo o planeta,sem excluir a influência de outras potências nesse aspecto primordial- matéria prima de origem mineral e vegetal.
"Poder é a capacidade de levar os outros a fazerem o que você quer é de evitar que eles façam o que você não quer"Assim essas autocracias atuam nos seus entornos geográficos(vizinhança próxima) e futuramente no mundo.Ou não?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




Nenhum comentário: