sábado, 5 de junho de 2010

África do Sul - É bom saber

Durante o regime racista da África do Sul, o Apartheid, os brancos no poder criaram os Bantustões ou Homeland, que eram pseudo-Estado de base tribal, de forma a manter os negros fora dos bairros e das terras agricultáveis, mas perto deles para servir de mão de obra abundante e barata (inteligente estratégia). Assim, a África do Sul, dividida por "territórios autônomos" era facilmente controlada pelos brancos que sempre foram minorias. É interessante saber que os negros trabalhadores oriundos dos Homelands ou Bantustões tinham preferência nas contratações, quer dizer conseguiam serviço (trabalho) mais fácil, quem vivia nos Homelands eram "mais confiavéis". O termo Bantustões vem de Bantu (povo africano) e Stões(vem do do persa,quer dizer território de um povo).Já os brancos utilizavam o termo Homeland.
Quem acompanha os preparativos pela Copa do Mundo de Futebol está lendo, escutando a mídia utilizar a palavra Townships-o sentido é clássico, refere-se a qualquer bairro de negros nos suburbios das grandes cidades sul africanas, são carentes em energia elétrica, transporte coletivo e água. O mais famoso é o Soweto, bairro populoso (acredita-se que tenha mais de 2 milhões de habitantes (!?) nos arredores da ex- cidade do ouro Joanesbugo, onde até hoje vive o bispo Desmond Tutu, tão importante na luta anti - Apartheid, como o lendário Nelson Mandela cuja mensagem é reconhecida no mundo todo "Você é o dono do seu destino". Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Eu disse...

Ola professor,
estava assistindo ao filme Pearl Harbor, e me deu vontade de dar uma lida no teu blog. hahaha.

Sinto muita falta de suas aulas, sempre. Tento ler sempre seu blog, para tentar me manter informada como era ano passado.

Adoro demais seu blog, ja passei para varios amigos meus lerem. (:

Ah,dá uma olhada nesse projeto de meio de transporte publico que a UFRJ ta desenvolvendo:

http://www.dee.ufrj.br/lasup/maglev/

muuuito massa, serio! acho que o senhor vai gostar, nao sei se já leu sobre. (:

beijos, Suyan ex-aluna 2009

loucamente disse...

Profe, a disseminação do HIV não é um problema grande para o mundo sendo que a copa é cediada na África? (Sem preconceitos, é só uma dúvidaa rs)
E os problemas ambientais, sociais e tudo mais que eles enfrentam, o senhor acha que eles tem condições de sediar um evento tão grande como a copa do mundo? (outra dúvida, rs) eu dei uma lida aqui no seu blog... gosteei rs