segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Islamismo

É a religião que mais cresce no mundo, estão concentrados no Oriente Médio, Norte da África e Sudeste Asiático. Foi fundada por Maomé no século VII e se baseia no Corão ou Alcorão, também chamado de Livro de Deus (Kitab Alah). Os seus seguidores são chamados de muçulmanos. O fundamentalismo não é exclusivo do islamismo. Duas correntes dentro da religião; os xiitas e os sunitas, muitos são radicais, outros moderados e uma parcela significatica é conservadora.
Quanto aos costumes, os fundamentalistas advogam o radical e urgente rompimento com os valores ocidentais;as mulheres emancipadas pelas leis secularizadas devem voltar a usar o Chador ou a Burka, não devem ter acesso a instrução e nem ser atendidas por médicos homens. O ensino em todos os niveis deve priorizar o religioso e as leis comuns devem acolher as regras corânicas ( açoite ou lapidação para os adúlteros, execuções públicas acompanhadas de chibatadas. Os chefes religiosos lançam mãos da FATWA ( uma sentença religiosa) que pode condenar a morte o infrator. O intelectual , escritor, novelista, jornalista,professor considerado blasfemo ou herético está sujeito a ser morto por qualquer seguidor da fé.
Lapidação é o ato de matar a pedradas.
Secular ou secularização; próprio do século, que não é religioso, temporal, mundano.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
As respostas da postagem anterior - chifre da África e mar Vermelho.
Suyan - BJ 2009 - vi a sua sugestão, gostei e acho que o mais importante é que é uma tecnologia tupiniquim, ou seja coisa nossa. Ganha o Professor os alunos e todo o meio ambiente; Ensinar, pesquisar e descobrir é para isso que a Universidade existe. Foi muito bom revê-la.

Nenhum comentário: