domingo, 27 de maio de 2012

A.L. A violência e o medo

Li neste domingo uma matéria na Gazeta do Povo, aliás, excelente, cuja autora é Flavia Schiochet (Mundo.pag 26. 27/5/2012) em que é apresentado um dado; A SEGURANÇA é a maior preocupação em 11 paises entre 18 pesquisados na A. Latina. Venezuelanos, Mexicanos, Salvadorenhos, Costa-riquenhos com percentuais maiores que 50%; 30% dos Paraguaios consideram o desemprego a principal insegurança; 33% dos Nicaraguenses apontaram problemas econômicos e 27% dos chilenos, a educação. Adam Blackwell, secretário de Segurança Multidimensional da OEA-Organização dos Estados Americanos, tem uma preocupação com a midia sensacionalista, quando ela mostra muita violência nas primeiras páginas, para ele, isso começa a fazer parte da dimensão cultural, mas frisa, a liberdade de imprensa é um pilar importante na democracia.
A violência começa onde há grandes níveis de DESIGUALDADE - não só em riqueza, mas também em oportunidades, acesso a educação, aos serviços sociais, a qualidade de vida, ao pleno emprego. Se o Estado não fornece isso, a violência começa a crescer.
Concluindo; democracia é mais do que ter eleições, é ter um Estado que assegure serviços, infra-estrutura, segurança e bem estar para os cidadãos. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: