quarta-feira, 16 de maio de 2012

É dificil competir; subsidios agrícolas

O Brasil não pode competir com as economias mais desenvolvidas em termos de dar subsídios agrícolas à exportação. Estimativas da OCDE, os governos dos paises desenvolvidos dão cerca de 360 bilhões de dólares anuais como subsidios à agricultura dos seus  paises  Não tem como competir, definitivamente! É uma politica extremamente cara para nós e, aparentemente, contraditória, pelo fato de que o setor agrícola dessas nações responde por UMA PEQUENA FATIA do PIB.Porque praticam essa politica? É fácil entender, muitas são as justificativas;
*Preservar empregos rurais.
*Segurança Alimentar, evitar total dependencia de importação de alimentos.
*Força e a capacidade politica dos produtores rurais nesses paises.
*Favorece toda a cadeia produtiva e circulação associada ao agronegócio; do adubo até a comercialização
*O alto custo da agropecuária nos paises desenvolvidos, torna pouco competitiva a sua agricultura frente aos paises periféricos.
Essa politica para o Brasil é danosa, pois restringe a nossa capacidade de venda dos produtos da agropecuária no exterior; tanto em termos de exportação para os paises desenvolvidos; quanto para os paises para onde eles exportam seus produtos SUBSIDIADOS.É preciso união entre os paises periféricos para combater o PROTECIONISMO.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Professor,fui seu aluno em 2009, vi uma matéria e lembrei do senhor,já ouviu falar na Escola da Ponte?É uma escola em portugal, muito fora do padrão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

sei que não tem a ver com os subsidios agricolas mas não sabia como te enviar

Att. Alexandre Tsunoda,ex 3ª 1ª