terça-feira, 1 de maio de 2012

Industria; para o bem e para o mal;um preço que pagamos

Escolhi alguns desastres ambientais entre todos que já aconteceram para não apagar da memória e alertar para novos acontecimentos relacionados com a atividade industrial e ao consumo. Em junho acontecerá a RIO + 20, vai ser discutida questões sobre economia verde, sustentabilidade, GEE. Vamos relembrar;
*1984- Bophal - India.
Na madrugada de 3 de dezembro de 1984, 40 toneladas de gases tóxicos foram liberados por uma fábrica de pesticidas, que na época era de propriedade da Union Carbide (EUA), hoje a fábrica pertence a Dow Chemical (EUA). Foram contaminadas 500 mil pessoas, sendo que 27 mil morreram nos dias subsequentes ao desastre. Atualmente 150 mil pessoas sofrem com os efeitos da contaminação.É considerado como o maior acidente industrial do século XX. Há dúvidas quanto as causas do acidente, tempo para interromper o vazamento e até o tipo de componentes químicos que vazaram. Não dever ser esquecido.
*Continente de lixo-oceano Pacifico - no leste asiático e no oeste norte americano.
O plástico, produzido pela industria e consumido pela sociedade humana, compõe cerca de 80% dos detritos que se misturam com as águas do oceano Pacifico e são transportados pelas correntes maritimas para todas as direções.O plástico, por ser fotodegradável  se deteriora ao boiar exposto ao sol, peixes e aves, confundem esse lixo com comida, daí uma mortalidade elevada entre eles. Mesmo que não morram, os elementos químicos do plástico ficarão com os peixes que posteriormente serão capturados e consumidos. É inegável que o estilo que adotamos criou uma grande quantidade de problemas. Mudar o consumo é a solução. Será possível?
* O encolhimento do mar Aral - fica na Ásia Central, entre os Casaquistão e o Usbequistão, antigas Repúblicas Soviéticas. Foi o quarto amior lago (mar) do mundo, com 88.000 Km2! Atualmente está reduzido a 10% do seu tamanho original.
Em 1918, o governo soviético desviou parte de suas águas para irrigação agrícola - para plantar alimentos e algodão. Em 1940, novos canais foram construidos, o lago (mar) foi diminuindo, poucas águas sobraram! Teste com armamentos, no Casaquistão, onde se encontra a base de foguetes - Baikonur, outros projetos industriais na região  e pesticidas usados na agricultura tornaram essas águas poluidas.
Navio Exxon Valdez - oceano Pacífico, próximo a costa do Alaska (EUA), no dia 24 de março de 1989, o navio petroleiro despejou entre 50.000 e 150.000 m3 de crude (forma não processada de petróleo). Milhares de animais morreram nos meses que se seguiram; pássaros, lontras, orcas, águias, peixes e bilhões de ovos de salmão! Perdas incalculáveis.
E mais; Chernobyl - na Ucrânia em 1986. Derramamento de Petróleo no Golfo Pérsico em 1991. Vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010. Homem está sempre presente é o personagem principal. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: