quinta-feira, 10 de maio de 2012

A má fama dos boizinhos e das vaquinhas

A pecuária contribui com o desmatamento, degradação do solo, poluição do ar e da água, perda de parte da biodiversidade, agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.A FAO (orgão da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) classifica a pecuária como o MAIOR CONTRIBUINTE para o acirramento dos problemas ambientais.O Brasil possui o 2o.maior rebanho do mundo, fica atrás dos EUA e é o 2o. maior exportador de carne, fica atrás da Austrália. A FAO afirma que é preciso 1 hectare (10.000 metros quadrados para se produzir 34 quilos de carne!É muito desperdício de terra para pouca produção. A água consumida pela pecuária é 5 vezes maior que a consumida pela agricultura.
A solução; aumentar a dieta vegetariana com redução de carne bovina.
Os pecuaristas se defendem afirmando o retorno financeiro das exportações. Afinal, o dinheiro pode tudo. ou não?
Há quem discorde. No Mato Grosso na Fazenda São Marcelo conquistou a certificação da rede de pecuária sustentável. Ela atendeu a 136 critérios diferentes ligados a boa prática ambiental de produção, elas; rastrear todo o rebanho; cuidados especiais com o bem estar de cada cabeça de gado; recuperar áreas degradadas; aperfeiçoamento e reciclagem dos empregados; reserva de patrimônio natural (nascentes, rios, encostas e espécies animais e vegetais).
                                      O que leva essas práticas?
                                       No futuro, o consumidor consciente vai exigir boas práticas na agropecuária. Com certeza, a Fazenda São Marcelo está criando um DIFERENCIAL COMPETITIVO.
Fonte que auxilio esse escriba; Carta Capital.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: