quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desconcentração industrial;examine as afirmações

I- O Brasil revela um processo de dispersão industrial, embora o predominio de São Paulo continue.
II-A industrialização da região Sul foi apoiada em fatores regionais (agropecuária e madeira), fruto do empresariado das áreas coloniais.
III- Os pólos industriais mais novos de São Paulo é Cubatão, na Baixada Santista, Cascavel, no oeste paranaense e Pelotas, no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Assinale
a- se todas forem verdadeiras b- se apenas a I e II forem verdadeiras c- se apenas a II e III forem verdadeiras.
As afirmações verdadeiras são a I e II.
Veja porquê; A dispersão espacial da industria brasileira teve inicio em meados da década de 1970 (NÃO CONFUNDIR COM A ATUAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, QUE INICIOU ESSE PROCESSO NA DÉCADA DE 1950 COM A CRIAÇÃO DA SUDENE!)com os militares através do PND do regime militar - Plano Nacional de Desenvolvimento. Algumas regiões foram beneficiadas a dispersão; interior de São Paulo, Recôncavo Baiano, as Regiões Metropolitanas do Recife e Fortaleza, o Sul de Minas Gerais e a Grande Curitiba. O pólo tecnológico de São José dos Campos não se encaixa no caso da descentralização. A industrialização da Vale do Paraiba, deu-se na década de 1950 com a criação do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o distrito de Cubatão com a instalação da Refinaria Presidente Bernardes. A região Sul tem a sua vida industrial ligada a matéria de origem vegetal, animal, poucos recursos minerais. A presença do imigrante europeu. Um mercado interno atraente, de poder aquisitivo médio alto e muita tradição no modelo familiar, tanto a agricultura como na pecuária e na industria de bens não duráveis. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: