terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

FIM DA ERA FIDEL

Fidel Castro retira-se da vida política de Cuba após 49 anos no poder-foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo.Fidel foi o lider do movimento que derrubou o lider pró-Estados Unidos Fulgêncio Batista em 1 de janeiro de 1959.Para os historiadores,Fidel Castro passou de libertador a ditador.Sempre foi um obstáculo aos interesses norte-americanos no Caribe e em toda a América Central e do Sul.
Os Estados Unidos tentaram diversas vezes derrubar o governo de Fidel, um dos incidentes mais graves ocorreu em 1962, quando aviões norte-americanos detectaram um carregamento de misseis soviéticos rumo a Cuba, criando um impasse entre a então URSS e os EUA.
Seus melhores resultados está no serviço de saúde e na educação, considerado o melhor da região e um dos melhores do mundo é comparável aos dos paises desenvolvidos.
Fidel é acusado de violar os Direitos Humanos, a perseguição política de opositores. A ONU chegou a cobrar a libertação de dissidentes políticos e maior liberdade de expressão.Qual será o futuro de Cuba.Opine.Até mais. Paz e Bem! Prof.Vilmar

8 comentários:

Unknown disse...

professor, tomando conhecimento da renúncia de Fidel, que segundo ele foi por motivos de saúde decidi ler um pouco mais sobre o que ele fez. Fazendo um balanço geral, foi bom ou ruim?
Pois apesar de ele ter conseguido altas taxas de alfabetização, igualdade social, hoje, Cuba tem problemas quanto à sua renda. Lembrando ainda da perseguição dele contra as pessoas que ram a favor dos EUA.
Gostaria de saber sua opinião...

Júlia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia disse...

Acredito que o regime "socialista" de Cuba deve continuar, talvez um pouco enfraquecido, mas enquanto Fidel ainda estiver vivo e atuando no governo, vai ser muito díficil instalar a democracia no país. Eu nem acredito que seja certo outros países querem instalar a democracia em Cuba, se isso for acontecer deve vir de dentro da própria Cuba e não com intervenção estadunidense ou de qualquer outro país. Acho que o regime ditatorial de Fidel trouxe mais benefícios que malefícios pra Cuba. Cuba era o quintal dos Estados Unidos, Fidel a transformou em referencia na saúde e educação. O que é de se admirar.

Z disse...

Democratização cubana sim.
Modelo democrático-corporativo estadunidense não.
Espero somente que o Estado cubano não se curve aos interesses privados.

A grande mídia começa a falar que a Cuba agora tem oportunidade de se modernizar mas não se fala sobre a continuidade do embargo dos EUA a Cuba.

E apesar da Assembléia Geral da ONU já ter votado maciçamente contra o embargo este ainda é mantido. Isso só alimenta mais o sentimento anti-americano que cresce a cada dia na América Latina.

Júlia disse...

O crescimento anti-americano não cresce a cada dia na América Latina. O que cresce a cada dia é a aceitação da imposição dos interesses norte americanos na nossa América. Acho que sem o Fidel no poder é mais facíl para os Estados Unidos impor seus interesses em Cuba também.

Júlia disse...

E o termo certo seria anti-norte americano. Anti-americano se refere à toda América e não só aos Estados Unidos

Z disse...

Anti-estadunidense* corrigindo.

Mas discordo, não acho que cresce a aceitação da imposição dos interesses norte-americanos na América Latina. Hoje em dia todo grande centro urbano já tem seus pólos de identidade latino-americana e de resistência anti-estadunidense. Se há interesses dos EUA interferindo politicamente na vida da América Latina, isso não vem de hoje. Talvez a aceitação que você se refere seja o comodismo e a paralisa das massas.
Contudo, cria-se sim um sentimento de identidade latina. Esse ano inclusive planeja-se protesto Anti G8 - Japão em âmbito nacional.

João Victor disse...

Resistência anti-estadunidense de verdade, pelo menos no Brasil, eu nunca vi.
O que vi foram adolescentes com camisas vermelhas, de preferência com o rosto de Che Guevara estampado, se recusando a comer no McDonalds, tomar coca-cola e outras coisas mais