domingo, 24 de fevereiro de 2008

Muro da Cisjordania

Uma leitura atenta da Bíblia,veremos que no Velho Testamento,já se utilizava de muros para proteção contra inimigos nas guerras,que eram muito comuns em regiões onde os conflitos eram constantes,como no Oriente Médio.Milhares de anos após, em pleno século XXI, essa solução foi utilizada na mesma região, a Palestina(Oriente Médio Ocidental).
O Estado de Israel, em 2003, resolveu construir um muro, com a desculpa de proteger-se de atentados terroristas, estabelecendo uma demarcação entre o seu território(Israel) e o território palestino(Cisjordania).As reações contrárias ao muro, surgiram de todos os lados.Entre os palestinos, trata-se de um"apartheid", visto que o muro representa uma segregação racial. Pelo lado dos israelenses(judeus), o muro desagradou os colonos judeus que vivem em assentamentos na Cisjordania que deta forma terão dificuldades e se movimentar de um lado para o outro. Muitos israelenses, entendem que, esse muro, demarca a fronteira política do Estado de Israel e entregaria aos palestinos a Cisjordania que entendem serem do povo judeu(Israel).
A própria ONU também se manifestou contra a construção do muro, em cumprimento ao parecer da Corte Internacional de Haia. Israel ignorou, alega questões de segurança.Este muro,só agrava e aprofunda ainda mais as tensões na região e que servem para justificar e manter um clima permanentemente beligerante.
Até a próxima vez.Boa semana para todos.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

carolfelber disse...

olá, professor!
é a primeira vez que visito seu blog, mas fico muito feliz que um professor tenha tido essa otima iniciativa.
é muito bom poder estudar a respeito desses assuntos, ao contrário de certas matérias, que não são utilizadas em nosso cotidiano e muitas vezes são inuteis em nossa vida acadêmica e pessoal, apesar de sua grande importancia para a humanidade como um todo. porque todos devemos nos focar em assuntos de nosso interesse pessoal mas também em assuntos que abrangem a sociedade como um todo, que nos permitem viver em conjunto, como sua matéria. parabéns pelo blog.
eu, inclusive (esqueci até de me apresentar, sou uma aluna sua do BJC, 3ª9ª, sala de humanas), também tenho um blog, mas com outro intuito. gosto de praticamente todas as matérias da area de humanas, mas meu interesse profissional é na area de artes visuais, e portanto, meu blog é quase um portfólio, já que esse ano estou procurando trabalhar com ilustração. se o senhor puder visitar meu blog, ficaria muito grata! aqui está o URL: http://carolfelber.blogspot.com/
um abraço e até a aula que vem!