quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Territórios,Muros,Separações

Nos temos tratado em nossas aulas semanais,especialmente nesta semana,de questões que envolve paisagens,território,poder do estado e outras questões.Vou chamar as minhas próximas presenças no Blogue de Muros,devo contribuir com vocês em algumas situações interessantes.Vamos a elas!
A divisão da cidade de Berlim;Após a capitulação do exercito alemão na segunda guerra mundial,as potências vitoriosas(EUA,URSS,Inglaterra,França e Canadá,entre outras)ocuparam e dividiram o território alemão.A cidade de Berlim que ficava dentro da Zona de ocupação soviética,foi dividida da mesma maneira;Berlim Oriental(comunista)e Berlim Ocidental(não comunista).Sabemos através das nossas aulas de história,que diferenças ideológicas entre a URSS e os EUA, impossibilitaram a elaboração de uma política comum para a Alemanha derrotada.Em 1949, foram criados dois Estados; RFA(República Federal da Alemenha) e RDA(República Democrática Alemã),a capital da primeira(RFA) ficou a cidade de BONN e para a segunda,RDA,tinha como capital a parte Oriental da cidade de Berlim,pois a porção Ocidental da cidade permaneceu sob controle dos EUA e aliados.Stalin por razões estratégicas e políticas,tinha por objetivo incorporar esta parte da cidade( o trecho ocidental)à zona de ocupação soviética.
Imagine a dificuldade para abastecer uma metrópole, com cerca de dois milhões de habitantes APENAS PELO AR!.É isso mesmo!pelo ar.Este foi e continua sendo um bom exemplo de solidariedade humana o que aconteceu e entrou para a história da aviação mundial.De todos os cantos do mundo foram mobilizados aviões em direção a Alemanha,isso ocorreu entre 1948 e 49).Dois milhões de berlinenses necessitavam de 13 milhões de toneladas de alimentos e combustível por dia!Em 1949 280 aeronaves chegavam a transportat 15 mil toneladas de produtos.Em certos momentos havia cinco ou seis grupos de avões voando um sobre os outros num corredor aéreo.A logística tinha que funcionar perfeitamente(foi daí que surgiu as idèias sobre controladores de vôos),os acidentes aconteceram,mas foram relativamente poucos; 126, com 76 mortes.É bom lembrar que durante os primeiros anos da ocupação soviética o transito entre pessoas dos dois lados era livre.Posteriormente a URSS restringiu a passagem e mesmo assim berlinenses tentavam,inconformados com a separação.A solução encontrada pela RDA comunista. acabou se transformando no maior simbolo da separação entre os dois polos ideológicos da Guerra Fria-Construido na madrugada de 13 de agosto de 1961,dele faziam parte 66,5 Km de gradeamento metálico,392 torres de observação,127 redes metálicas eletrificadas com alarmes e 225 pistas de corrida para cães de guarda.O muro resistiu como síbolo da divisão da Alemenha, até o dia 9 de novembro de 1989, quando foi derrubado,após intensas manifestãções populares, que acompaharam o colapso do regime comunista na Alemanha Oriental(RDA), sendo o marco inicial da reunificação da Alemanha que ocorreria alguns anos mais tarde.Desculpe,foi um pouco longo desta vez.Na próxima visita,o Muro na Cisjordania.Até mais.Paz e Bem! Prof.Vilmar

Um comentário:

João Victor disse...

E onde que ficou a participação da nação alemã na criação desse muro? Impor um estado socialista. Era esse mesmo o sonho de Marx? Ou o sonho dele seria que a própria nação derrubasse o governo capitalista e criasse um governo socialista?
E algo parecido irá acontecer com Cuba. A pressão dos países capitalistas apoiados por suas populações (alienadas pela mídia, diga-se de passagem) irá forçar uma democratização de Cuba juntamente com os valores Americanos e Europeus de insanidade consumista e liberdade (nesse caso, a propriedade privada).
Mas será mesmo esse um desejo da NAÇÃO cubana? É evidente que existem as pessoas que apoiam, ou melhor, apoiaram o governo Fidel até o fim. O maior problema, talvez, foi a falta de liberdade de expressão. Mas é daí que esquecemos que democracia nem sempre é sinônimo de liberdade, ainda mais quando imposta pelos países capitalistas (especialmente os Estados Unidos).