quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil e o G20-Reunião à vista

O Brasil deverá liderar o grupo de paises emergentes na próxima semana na Coréia do Sul o tema mais importante vai ser o ajuste fiscal, ou seja a brutal desvalorização do dólar que está afetando as economias emergentes e suas exportações; no caso brasileiro o setor de exportação está perdendo dinheiro, com a desvalorização do dolar e a valorização do real, estamos exportando por preços mais baratos, perdemos de todos os lado; o produtor e o governo na arrecadação de impostos. Manter o câmbio flutuante e nossas reservas em moeda nacional podem amenizar nossos negócios comerciais. Algum tempo atrás, os americanos criticavam os chineses quanto a necessidade de uma valorização da moeda chinesa, hoje estão do mesmo lado e que se dane o resto. Ontem o Presidente Obama, após reconhece a derrota nas eleições de terça feira, anunciou mais uma disponibilidade de moeda para os norte americanos, ou seja vem aí mais uma desvalorização do dólar, daqui a pouco vamos comprar café e feijão mais barato em Nova York do que em Curitiba.
Uma boa noticia; no último ano (de outubro de 2009 a outubro de 2010) nossas exportações tiveram uma valorização fantástica, veja; o minério de ferro- 202%, milho, 178%, farelo de soja, 178%(o mesmo valor do milho) e o café 78%. O agronegócio agradece.Razões; aumento da demanda chinesa. Agora nossos desafios são; aumentar a competitividade nas vendas externas,
investir em logística, há sobrecarga.Aliviar a carga tributária(pagamento do crédito para exportação) e o Câmbio, o real está muito valorizado.Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: