segunda-feira, 29 de novembro de 2010

COP 16 - Cancun-México

Começa hoje, a 16 Conferência das Partes (COP 16), em Cancun, no México; 194 paises têm a responsabilidade de retomar o caminho rumo a um acordo sobre redução de emissões de gases estufa; não acredito, pessoalmente em avanços! Poucos chefes de Estado irão ao COP, logo, o fracasso está muito próximo, aliás, não é novidade.
Os paises desenvolvidos RECLAMAM dos paises em desenvolvimento, entre eles a China,que não querem um aceitar aferimento de metas voluntárias de redução de emissões. O tema é delicado, pois envolve a questão da soberania nacional.
O Estados Unidos, que não ratificou o Protocolo de Kioto em 1997, deve se recusar a assumir compromissos internacionais, já que não têm uma legislação específica sobre essa questão.
A Europa, também não espera nenhum avanço.
Como sempre vamos torcer para 2011, com a COP 17 na África do Sul. E assim, a gente vai levando....a gente vai levando....Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Unknown disse...

É no mínimo lamentável que questões de tão grande importância como essa sejam tão banalizadas: é inevitável discutir assuntos relacionados à sustentabilidade para a construção de um futuro decente. De nada adianta esbanjarmos aquilo que nos é acessível hoje quase irrestritamente se, mais cedo ou mais tarde, esses recursos irão praticamente desaparecer. Não se trata de aproveitar ao máximo o presente, mas de pelo menos garantir o futuro.