quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENERGIA DO BEM - É BOM LEMBRAR

Excelente as complementações feitas pelo Roberto na postagem anterior, sobre a Coréia do Norte. A quem interessa?
Acabei de concluir a leitura de Ingrid Betancourt-Não há silêncio que não termine. Companhia das Letras-trata dos anos em que passou no cativeiro nas selvas equatoriais colombianas. Uma sugestão; é interessante saber um pouco mais sobre essa ex-senadora, sua vida na França e na Colômbia, principalmente a juventude e posteriormente na sua caminhada política, vai ajudar muito o leitor do seu livro. Eu senti essa necessidade, pois pouco sabia sobre ela.Quem domina a energia do bem no planeta?Quem detém a suas tecnologias? Por quê uns podem e outros não? Costumeiramente vemos de forma unilateral os "perigos da energia nuclear"bombas, ogivas, misseís; lixo atômico, vazamentos e radiação.pois bem e o outro lado? o lado da energia nuclear do bem?As verdades; Radioisótopo-diagnósticos de doenças; Biorreatores-tratamento contra o nanismo; Esterilização de materiais hospitares(luvas,seringas e material plástico)método Ibin; Radioterapia contra o câncer-destrói células cancerígenas; Raio X, Tomografia e Ressonância Magnética-diagnósticos; Tratamento de queimaduras-membranas de hidrogel.
Além de uma larga utilização na agricultura e meio ambiente; conservação de alimentos por tempo maior, desenvolvimento de sementes (código genético) e estudos do solo (água e nutrientes).
Será que devemos ficar condicionados a enriquecer o urânio até 5% para obtenção de alternativa energética ou devemos avançar para 20% de enriquecimento e atingir objetivos mais nobres e amplos. Quem está com a razão ? Os membros do Conselho Permanente de Segurança da ONU. A AIEA, ou o Irã ou a Coréia do Norte ou o Brasil.Quem deve decidir?Somos todos do "eixo do mal"?
Ou ficar como está; eu decido... e pronto! Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: