segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Revisando os Conflitos atuais.

Disputas pós guerra fria e em andamento;
Israel X Palestina: este conflito é muito antigo, remonta ao final do século XIX; três guerras envolvendo judeus e árabes; o conflito é por território; os palestinos ocupam a Faixa de Gaza, atualmente e têm um governo que não é reconhecido por Israel e aliados e que não reconhece, também o estado de Israel; o grupo no poder é o Hammas.
China X Tibete: desde 1950, a República da China, retirou a autonomia deste imenso território que é o Tibete; passou a povoá-lo com chineses e efetivar a anexação; O confronto é motivado tanto por razões culturais quanto por razões territoriais, rico em água, e outros recursos naturais, além das questões de fronteira com a India, outra potência que rivaliza com a China nas disputas por uma parte da Caxemira (Aksaí Chin).
India X Paquistão; antigas colônias britânicas, são eternos rivais; disputam a Caxemira, localizada ao norte da India e do Paquistão. A China também está presente na região. Como se trata de três potências nucleares, esse é o conflito que requer uma maior ateñção mundial nesta parte do mundo. Volto amanhã, com outros conflitos atuais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: