sábado, 27 de novembro de 2010

Polônia; um território, um povo e uma construção

Um país com uma área de 312.000 km2, é o 68 do mundo em tamanho, onde vivem aproximadamente 39 milhões de habitantes, predominio dos eslavos, mas há outras etnias, judeus, alemães, russos, hungaros, ciganos. Sua capital é Varsóvia,com cerca de 1.630.000 habitantes segue a seguir Lodz, com aproximadamente 820.000 hab. e Cracóvia com 740.000 hab.Outras menores, mas, não menos importantes.Seu território é baixo, em termos de altitude e comparando com outros paises do leste europeu; ao norte, uma planicie, planicie báltica, com praias pouco interessantes; clima frio, água fria e pantanos, assim mesmo é uma paisagem interessante; destaque para a cidade de Gdansk, que foi um centro de resistencia ao comunismo, talvez berço do sindicato solidariedade.No centro do país, mais uma planicie, já ao sul, surgem os planaltos; Silésia, Pequena Polônia (Malopolska) e da Galitzi; alí erguem-se as montanhas famosas, Cárpatos Ocidentais e o Sudetos, que nos lembram as aulas de Geografia-quando caia nas provas,o relevo europeu, tiro e queda; localize os Cárpatos e o Sudetos-fracasso absoluto. Uma curiosidade, são muitos os lagos na Polônia, mais de 9.000 ! a maioria de pequena extensão, sua importância é local, ou seja para as comunidades rurais e povoados. O principal rio é o Vístula, que banha a capital, é famoso, mais acho que é pouco cuidado; poluição, erosão etc.
Curiosidades;Nicolau Copérnico, monge, astronômo e autor da Concepção Heliocêntrica, viveu em Varsóvia- escreveu DeRevolutionibus Orbium Coelestium-Sol o centro do Sistema Solar, se contrapondo a Claudio Ptolomeu e sua obra Sintaxis-Concepção Geocêntrica.
Visitar o Museu de Auschwitz é obrigatório para qualquer cidadão do mundo; é um lugar muito especial para o mundo livre e sem diferenças étnicas e religiosas. Os alemães chamam de Görlitz.
Além de comemorar o aniversário, o que fazemos em todo o mundo, os poloneses tem outra data de celebração- o Dia do Nome, tão importante quanto aquele; A música "parabéns à você" é o Sto Lat, qualquer menino ou menina que você conheça no Brasil que tenha frequentado e participado de grupos folclóricos poloneses sabe cantar essa canção-pesquise e solicite o seu canto, deverá ser desafinado mas você terá uma boa lembrança.Essa música e letra, deseja ao homenageado;VIDA LONGA, logo ao ouvi-la, este objetivo será atingido.
Quando ocorre a crisma, confirmação do batismo, todos devem escolher um outro nome.
Os feriados religiosos mais importantes para os poloneses são a Páscoa e o Natal, que aliás são comemorados em dois dias; e o 26 de dezembro é feriado nacional.
Na Polônia, come-se muito bem e é barato. Na Cracóvia, escolha os restaurantes de judeus, segundo alguns turistas são os melhores da cidade, tudo é uma questão de gosto e bolso.Bom final de semana à todos. Paz e bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Henrique Gracia disse...

Olá professor!
muito bom seu post sobre a polonia
tive o prazer de poder ir para Cracóvia, cidade linda, fui também em um restaurante judeo hehe mais depois descobri que justamente o restaurante que eu fui nao era um dos mais indicados, é a comida tava esquisita..
fui também para Oświęcim, e o museu de auschwitz e birkenau, foi uma experiencia incrível!
um abraço
Henrique Gracia

Leonor disse...

Adorei os artigos, professor!
Espero em breve ter a oportunidade de conhecer a Polônia, e é claro que seus posts servirão como guia!
Abraços,
Leonor