sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1979 - ano fatídico para o mundo livre ou quase livre

Temos comentado sobre as questões que envolve o Estado de Israel e o futuro Estado Palestino e os recentes acontecimentos que felizmente terminou menos mal; com uma trégua.
O Egito sempre foi o Estado lider no mundo árabe em relação a causa/árabe-palestina. Liderou os paises árabes nas guerras contra Israel e terminou seus conflitos com um acordo de paz, assinado nos EUA- Camp David, e a partir dele jamais atacou ou ameaçou os Estado de Israel. Após a Primavera Árabe, em 2011, e as eleições livres, chegou ao poder a Irmandade Muçulmana, que elegeu o atual mandatário, que aliás está sofrendo pressões populares pois através de decretos tem aumentado poder. Parece que não é o que o povo quer. Essa manifestações preocupam os EUA e Israel, naturalmente.
Ainda no conturbado Oriente Médio, religiosos liderados pelo Aytolá Khomenie, chega ao poder e transforma, o Irã numa República Teocrática, e assim uma forte oposição ao ocidente e especialmente aos EUA e por extensão o seu aliado na região, o Estado de Israel.
Um após a esses acontecimentos, explode a guerra entre Iraque(com apoio dos EUA) e Irã(com a simpatia do mundo islâmico em geral e de forma direta dos xiitas da região. Com o fim  da guerra, o Irã passa a apoiar os movimentos libertários palestinos Herzebolah(Líbano) e Hammas(Faixa de Gaza). Significa mais preocupações para os EUA e ao seu aliado local Israel. Também nesse fatidico ano, em dezembro, a União Soviética invade o Afeganistão em apoio aos comunistas locais, na versão soviética, é mais uma precupação para o Ocidente capitalista e para nacionalistas locais.Surge a figura de Osama Bin Laden que fez parte da história ao defender das montanhas a expulsão dos soviéticos, e é claro, com ajuda americana. Nesse tabuleiro de xadrez é possivel identificar os principais jogadores. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: