segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Povos e Comunidades Tradicionais.Quilombolas e a Consciência Negra

Os Povos e Comunidades Tradicionais são culturalmente diferenciados e se reconhecem como tais; possuem ormas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais para a sua reprodução social e econômica utilizando inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. São exemplos; os povos indigenas, os quilombolas e seus remanescentes de quilombos, os caiçaras, ciganos, ribeirinhos, pescadores artezanais, caboclos, sertanejos, capiras, pantaneiros, faxinalenses,jangadeiros,pantaneiros,quebradeiras de coco, campeiros, marisqueiros,seringueiros.
São características básicas dessas comunidades;
-a auto-identificação e auto-reconhecimento;
-a interação face-a-face e o trabalho/atuação;
-a utilização em comum do território e dos recursos naturais do meio com base em conhecimentos e práticas geradas pela tradição com formas próprias de organização.
Portanto são populações que manejam recursos socialmente relevantes, produzem e conservam parte do patrimônio material e imaterial da nação.Logo inclui-los nas politicas públicas é uma necessidade para o atendimento destas populações.Como no dia 20 de novembro, portanto, amanhã, quando é comemorado o dia da Consciência Negra, os quilombolas precisam que suas terras sejam regularizadas para que sua base territorial continue a existir e dessa forma continuar a transmitir para as gerações futuras suas práticas.
(texto adaptado de Tradição e Cultura de Socorro Araujo) e do documento base para a III CONSEA-Brasil,2007) Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: