terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ashura-dia do martírio,uma data sagrada xiita

Os xiitas do mundo comemoraram a Ashura-batalha de Kerbala, numa demonstração de renovação na sua fé - é uma manifestação muito popular no mundo árabe, é claro, islãmico.O que se percebe no sofrido Oriente Médio é uma forte politização dos diversos grupos de seguidores e simpatizantes das causas politicas, religiosas e econômicas, mas que ainda se recente da falta de unidade entre todos esses grupo.Uma realidade é inquestionável, o Ocidente fica conhecendo cada vez mais a realidade do Oriente Médio e dessa forma pode entender que uma cultura de paz para a região é o que busca, eliminando possiveis detentores do poder local; Israel, Irã, Siria, Hammas. Irmandade Muçulmana, Xiitas, Sunitas.
O papel do Egito nessa liderança é a chave para avanços na busca de um consenso nada fácil;sua cultura, sua posição geográfica, seu presente com a democratização do país após a Primavera Árabe.
Dentro do Oriente Médio, a Irmandade Muçulmana, e sua tradicional ideologia islâmica poderá dialogar com o eixo da resistencia na região; Hammas, Hezbolah,Irã,Siria de um lado, e do outro Israel e EUA. Um compromisso e uma negociação; 2 Estados; Israel e Palestina.
É muito dificil, mas não impossivel.O que queremos é Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: