quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Indios brasileiros.Até quando?

Li que, segundo Spensy Pimentel, pesquisador da USP, 98,5% das terras indigenas do Brasil estão na Amazônia, mas 50% da população indigena vive fora dela, ou seja na Amazônia há muita terra e pouco indio e fora da Amazônia, muito indio e pouca terra - aí está o conflito.
Para o pesquisador, o Mato Grosso do Sul é o segundo Estado brasileiro com a maior população indigena- este Estado é o maior produtor de soja do Brasil. Aí mora mais um conflito-muito indio e pouca terra para os indigenas.
Segundo o pesquisador uma familia de indios, constituida de quatro individuos precisa de 30 hectares (30 quarteirões da cidade- 100metros por 100 metros)desta forma é garantida a subsistência dessa familia - plantar, colher e caçar. O conflito está instalado; muito indio com pouca terra, no máximo de 10 hectares por família!As aldeias estão superlotadas, a taxa de crescimento populacional está elevada e o indio, apesar de tudo está com uma maior expectativa de vida. O professor Tonico Benitez da UFRJ afirma que as reservas indigenas incentiva a violência por parte dos brancos, suicidio, uso de drogas, prostituição, alcolismo fica muito "parecido com a periferia das cidades". Tudo isso impede a manutenção das tradições indigenas e a sua própria existência. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: