quinta-feira, 4 de julho de 2013

Balcãs - Croácia - União Européia; confira

A Croácia é o mais novo país integrante da União Europeia (U.E.), é o 28 país a compor essa união econômica e o 2 país da região balcânica, o primeiro a aderir foi a Eslovênia e onde os países viveram um longo período como Iugoslávia, após 1991, a independência começou a ocorrer debaixo de muitos conflitos étnicos, religiosos e políticos e que após a guerra fria deviam ser deixados de lado para se concentrarem em objetivos e interesses comuns.
Recordando, nos Balcãs encontram-se os seguintes países que compunha a Iugoslávia; Eslovenia (na U.E. desde 2004), Sérvia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Albânia, Kosovo (desde 2008 independente da Servia) e a Croácia.
Próximas adesões; Sérvia, Montenegro e Macedônia.
A saber, a Croácia possui cerca de 4,2 milhões de habitantes. Está em recessão desde 2009, o desemprego atinge 20%. O seu PIB é 39% abaixo da média da U.E. Só está na frente, economicamente dentro da U.E. da Romênia e da Bulgária. Vamos acompanhar se a adesão a U.E. trará os resultados esperados pela população croata.

FRANZ KAFKA
Em 3 de julho de 1883, nasceu em Praga (Tchecoslováquia), em pleno Império Austro-Húngaro, na qual os Balcãs eram parte integrante e que foi comentado acima. Era uma socialista convicto e ateu. Sofreu influência de três culturas; Tcheca, Judia e Alemã. Sua preocupação sempre foi a ALIENAÇÃO e ANSIEDADE DO HOMEM NO SÉCULO XX.Viveu os horrores da 1a. Guerra Mundial, cujo palco inicial foram os Balcãs-Saravejo(Bósnia Herzegovina) e o fim do Império Austro-Húngaro.
Sua visão era para as condições do ser humano moderno e a sua fragilidade frente os problemas do cotidiano. Escreveu, A Metamorfose, O Artista da Fome e outros. Sua obra passou a ser lida por leitores de todo o mundo após a sua em 1924.  Kafka opina sobre educação; "Toda educação assenta dois princípios; Primeiro; repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e segundo, iniciar às crianças humilhadas na mentira de modo insensível e progressivo à verdade". Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: