segunda-feira, 8 de julho de 2013

Movimentos Sociais na Europa no Século XIX - o começo

Sem dúvida que a industrialização do continente europeu, cujo inicio deu-se na Inglaterra, em meados do século XVIII, despertou a sociedade para situações como; desigualdades, exploração do trabalho, exploração do trabalhador, a burguesia, o proletariado e principalmente DIREITOS. O socialismo, o comunismo e o anarquismo tiveram um papel destacado nessas questões.
Ainda no século XVIII, na França, os ideais liberais ganham força. Dentro de  um regime constitucional e que dava segurança e liberdade de pensamento, de imprensa e uma maior participação politica da sociedade. Simultaneamente, o nacionalismo passa a ter voz, ou seja, Estados Independentes, livre de qualquer domínio. Na Europa as pessoas começam a lutar pela unificação dos seus países.
Tudo isso numa forte inspiração do iluminismo e do liberalismo, que se confundem, para muitos, até sinônimos, embora, naquele contexto, o iluminismo era uma exclusividade de pessoas cultas e instruídas e o liberalismo uma expressão das camadas populares, uma espécie de popularização do iluminismo; indivíduos acima do estado e defesa do pensamento e da expressão.
O liberalismo nasceu após a queda de Napoleão em 1815, quando o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em toda a Europa. Contra essa volta do absolutismo, várias revoluções aconteceram entre 1820 e 1830, assim nasceu o liberalismo.
Ainda sobre o liberalismo, inicialmente excluía a maioria da população na escolha de seus governantes, o poder deveria ser entregue a apenas dois tipos de pessoas; os ricos e as pessoas estudadas e de capacidade comprovada (?!) Quantas coincidências no mundo em que vivemos!
Neste resumo, na Inglaterra, berço da 1a. Revolução Industrial, pode-se inserir o MOVIMENTO CARTISTA - onde a classe operária inglesa vai as ruas por direitos políticos e trabalhistas, claro que LUDISMO também foi um recurso utilizado pelo trabalhador, portanto, uma estratégia para tentar assegurar o seu direito ao trabalho. Afinal quem é mais importante! A máquina ou o trabalhador?
As instalações da escola ou o aluno? A educação infantil é mais DIREITO da criança ou da mãe que trabalha? São escolhas. E as prioridades? Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: